Cidades

Cuiabá, Sinop e Rondonópolis promovem o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele

 
Em Mato Grosso as ações serão realizadas nas cidades de Cuiabá, no Hospital Universitário Julio Muller, em Sinop, no Centro de Especialidades Médicas e em Rondonópolis, no Ambulatório de Dermatologia do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin (CEADAS).
 
Até hoje, as ações desenvolvidas no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele atenderam mais de 450 mil pessoas. Só no ano passado, foram mais de 33 mil atendimentos e cerca de 13,5% das pessoas atendidas foram diagnosticadas com câncer da pele e 63% revelaram que costumam ficar expostas ao sol sem proteção.
 
Em 2013, cerca de 4 mil médicos voluntários e outros profissionais da área de saúde irão fazer o atendimento gratuito em 139 postos montados nos serviços de saúde instalados em 23 estados. Entre 09h e 15h, o paciente será submetido à avaliação clínica e se for diagnosticado com câncer da pele será encaminhado para tratar a doença. Quem for a um desses postos terá acesso a palestras informativas e receberá folders com informações sobre a doença e sobre proteção solar "Todos dermatologistas estarão equipados com o dermatoscópio que aumenta a chance de diagnóstico do melanoma para 95%", explica Dr. Marcus Maia, Coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele.
 
O exame preventivo para câncer da pele nos postos montados pela SBD será totalmente gratuito e resolutivo, pois quem receber o diagnóstico de Câncer de Pele será encaminhado para tratamento, também gratuito, em centros de referência indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele este ano tem o apoio da atriz Lavínia Vlasak, que veste a camisa da SBD e convida todos a protegerem a pele contra a doença no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele.
 
Pacientes de risco são o foco do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele
 
“Ninguém deveria morrer de melanoma”, Dr. Marcus Maia.
 
A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Se uma pessoa tem qualquer um dos fatores que podem levar a doença deve comparecer aos postos no dia 30 de novembro e realizar o exame preventivo gratuito:
 
–  Pessoas com histórico de câncer de pele na família;
– Indivíduos com pele muito clara, que costuma ficar com vermelhidão e nunca bronzeia;
–  As pessoas com cabelos claros;
–  Com olhos claros;
–  Que possuem pintas pelo corpo;
–  Que já sofreram queimaduras pelo sol;
–  Que possuem sardas na face e/ou ombros;
–  Que já tiveram câncer da pele;
–  Que ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção;
–  Que possuem pinta que muda de cor;
–  Que tem feridas que não cicatrizam;
–  Os idosos.
–  Os albinos.
 
Calculadora de risco para câncer da pele
 
A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente, em seu site, uma Calculadora de Riscos para câncer da Pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário desenvolvido por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro.
 
Acesse a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele
http://www.sbd.org.br/campanha/cancer/calculadora.aspx
 
Fonte: Ícone Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.