Cidades

Feiras-livres de Cuiabá terão mais segurança e organização

 
As informações foram apresentadas pelo secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade, e pelo tenente-coronel Eduardo Henrique de Souza, que assumirá o comando da recém-criada Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública.
 
Durante a audiência solicitada pelo vereador Dilemário Alencar, foram apresentados os detalhes do projeto e o modelo de barracas padronizadas, que deverá ser adotado por todos.
 
A proposta de revitalização das feiras-livres vem sendo discutida com os feirantes desde o início do ano e atende a recomendação do Ministério Público Estadual. Em abril, o prefeito Mauro Mendes apresentou a ideia a eles, durante reunião realizada na sede da Prefeitura de Cuiabá.
 
A intenção é organizar e garantir a infraestrutura em todas as feiras-livres da cidade. Além disso, a atividade passará a ser regulamentada por Lei Municipal e os comerciantes terão licença válida por cinco anos para atuar.
 
“Nossas feiras-livres vão melhorar muito e isso será bom, não só para os feirantes, mas também para a população, que irá dispor de um lugar organizado e limpo para fazer suas compras”, disse o prefeito aos feirantes, na ocasião.
 
Inicialmente, o modelo será adotado em duas feiras-livres da Capital. Posteriormente, será ampliado para toda a cidade.
 
Com o projeto em execução, a Prefeitura de Cuiabá vai garantir a infraestrutura dos locais, com a instalação de banheiros químicos, contêineres de lixo e melhoria das instalações elétricas, através de parcerias, e passará a ser a responsável pela coordenação das feiras, realizada atualmente por pessoas que não possuem qualquer vinculação com o Município e que cobram dos feirantes pelo serviço.
 
“O poder público vai assumir definitivamente a responsabilidade sobre as feiras-livres”, ressaltou Elias Alves de Andrade.
 
Além disso, os feirantes receberão qualificação profissional e poderão ter acesso a Microcrédito Produtivo Orientado (MPO) para investir em seus próprios negócios, por meio do programa Cidadão 100%.
 
Ações – Antes de elaborar o projeto para Cuiabá, uma equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico esteve em Uberlândia (MG) colhendo informações sobre as feiras-livres da cidade, tidas como modelo em todo o país.
 
Em seguida, realizou o cadastramento dos 1.050 feirantes que estão atuando na Capital.
 
Barracas – Seis modelos de barracas foram confeccionados e deverão ser adotados conforme o produto vendido pelo comerciante. 
 
Parceria – Diversas secretarias estarão envolvidas na execução do projeto. São elas: Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que ficará responsável pela limpeza após a realização das feiras-livres e pela coletiva seletiva do lixo produzido por elas; Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, que coordenará a interrupção do trânsito nos locais onde as feiras são realizadas e fará a demarcação e numeração dos boxes; Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública, que garantirá a segurança dos feirantes e clientes; Secretaria Municipal de Obras Públicas, que fará a aplicação de lama asfáltica nas ruas onde as feiras são realizadas; e Secretaria Municipal de Saúde, que, através da Vigilância Sanitária, fará o treinamento e capacitação dos feirantes e a fiscalização durante a realização das mesmas.
 
Os feirantes também terão acesso a cursos do Pronatec e de língua estrangeira, oferecidos pelo Senai em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. O Sebrae será parceiro na realização de cursos profissionalizantes.
 
Agenda – Na próxima segunda-feira (02), haverá uma reunião na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, às 14h, para continuar discutindo o assunto. A secretaria está localizada na Travessa Celso Luis Moraes de Almeida, 111, no bairro Poção.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.