O vulcão Sinabung está em erupção desde setembro, mas entrou em "estado de alerta" na tarde de sábado (23) e manhã deste domingo (24), "vomitando" repetidamente cinzas em brasa e rochas a até oito quilômetros no ar.
De acordo com a Agência Nacional de Gestão de Desastres, cerca de 12.300 pessoas foram retiradas de suas casas desde que o vulcão voltou a ficar ativo.
"As pessoas entraram em pânico na noite passada pois a erupção foi acompanhada de um som estrondoso alto e vibrações. Depois começou a chover rochas para baixo", disse o funcionário do governo local Robert Peranginangin .
"As pessoas correram desordenadamente para fora de suas casas e gritaram por ajuda". Ele acrescentou que não houve vítimas nas últimas erupções.
O Centro Indonésio de Catástrofes Geológicas e Vulcanológicas elevou o nível de alerta para o vulcão, que fica na ponta norte da ilha de Sumatra, para o ponto mais alto em uma escala de quatro estágios, o que significa uma erupção em iminente perigo.
O porta-voz das agências nacionais de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que o governo está ligando para as pessoas que vivem dentro de um raio de cinco quilômetros do vulcão, pedindo para deixarem suas casas.
AFP