Esportes

Começa instalação da fachada da Arena Pantanal

 
Esse serviço de acabamento é a última etapa da fachada lateral e ocorre após a fixação do policarbonato alveolar, mesmo processo que será realizado nos demais setores – Sul, Leste e Oeste. Ao todo serão 25.300 m² do material.
 
Dividida em três partes, a fachada será composta no topo por policarbonato e membrana, na área intermediária será instalada somente a membrana, e na parte inferior, próxima ao solo, a tela expandida.
 
De cor verde, a membrana é perfurada e atende ao projeto que prevê ventilação entre a área externa e a interna do estádio, principalmente em dias ensolarados, reduzindo as ilhas de calor. Na maquete do estádio, já divulgada, a membrada aparece na cor prata, mas é apenas ilustrativa, pois a cor verde foi definida desde o início do projeto. O material é antichamas, composto 50% por PVC e 50% por fibra têxtil.
 
O policarbonato também possui esta característica de amenizar o clima em dias mais quentes, já que conta com a tecnologia refletiva que reduz a temperatura do interior da obra. Diferente do policarbonato maciço, que será instalado na área frontal das coberturas das arquibancadas, o revestimento da fachada é mais espesso e possui cavidades. Ambos irão proporcionar proteção aos torcedores, principalmente em dias de chuva. O policarbonato alveolar é uma chapa lisa, com tratamento ultravioleta que é mais resistente que o vidro e possui garantia de dez anos.
 
Cobertura 
 
A instalação do telhado metálico está finalizada no setor Norte da Arena Pantanal. Esta é a primeira etapa do sistema da cobertura, que é composta também pela aplicação do isopor, do isolante térmico e por último da membrana de revestimento. Quando finalizadas, as quatro arquibancadas oferecerão 26.800 m² de proteção para os torcedores.
 
O sistema se adapta às diversas geometrias arquitetônicas e atende as normas relativas à sustentabilidade, conforme os requisitos para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o atestado de “construção verde”.
 
A cobertura definida para o estádio tem durabilidade e resistência a rasgos, perfurações, puncionamento, raios UV, exposição às ações climáticas, degradação, ozônio, produtos químicos e a abrasão. Também não possui incorporação de ingredientes plasticidas ou cloridratos e tem vida útil ilimitada. (informações Secopa)
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos