Internacional

Site russo publica vídeo que mostra queda de avião que matou 50 pessoas

 
 
As imagens foram feitas por uma câmera do aeroporto e também estão sendo divulgadas pela agência Ria-Novosti.
 
De acordo com as imagens, o avião caiu de forma perpendicular ao chão quando se aproximava para pousar.
 
O chefe regional para transporte do Comitê de Instrução, Alexandr Poltinin, disse que a investigação trabalha com duas hipóteses principais: falha de pilotagem e fatores técnicos.
saiba mais
 
O desastre despertou novas preocupações sobre o histórico de falta de segurança aérea na Rússia num momento em que o país se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Sochi, em fevereiro, um evento em que o presidente Vladimir Putin colocou em jogo o seu prestígio pessoal.
 
Moradores de Kazan depositaram flores no aeroporto, onde o avião caiu num momento em que ventava muito, e várias pessoas expressavam revolta com a situação de insegurança na Rússia. As bandeiras estavam a meio mastro na cidade, localizada 800 quilômetros a leste de Moscou.
"Toda a cidade está de luto", disse Elvira Khadiulina, professora de uma escola infantil que foi ao aeroporto velar por amigos que morreram no acidente. "Essas pessoas estavam a apenas alguns minutos de estarem seguras no chão."
 
O voo da Tatarstan Airlines procedente de Moscou estava tentando abortar o pouso quando caiu na pista, matando todos os 44 passageiros e seis tripulantes.
 
"O avião simplesmente caiu", disse o ministro dos Transportes, Maxim Sokolov, a repórteres. "O avião estava vertical, praticamente vertical."
 
Mas ele acrescentou que a caixa preta com a gravação das informações do voo, encontrada nesta segunda-feira, terá de ser analisada para mais informações.
 
A Tatarstan Airlines informou que suspendeu os voos de todos os seus Boeings 737 enquanto espera o resultado da investigação sobre a colisão.
 
"As principais versões são de erro do piloto e problemas técnicos, incluindo falha no equipamento", disse um investigador graduado da região, Alexander Poltinin, referindo-se ao acidente.
 
Ele afirmou que o tanque de combustível do aparelho explodiu no impacto e, por isso, poderá levar semanas para a identificação de todos os mortos nos destroços, espalhados por uma extensa área.
"Há de modo geral apenas fragmentos de corpos, poucos corpos", disse o funcionário local do Ministério da Saúde Nail Nigmatullin à agência de notícias Interfax.
 
A Rússia e as outras ex-repúblicas soviéticas combinadas têm um dos piores históricos do mundo em tráfego aéreo, com uma taxa total de acidentes quase três vezes acima da média mundial em 2011, segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata).
 
Nos tempos soviéticos, a companhia aérea Aeroflot tinha praticamente um monopólio do setor da aviação, mas, depois do colapso da União Soviética, surgiram muitas pequenas empresas particulares.
 
G1 Mundo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que