Plantão Policial

PF deflagra Operação Ararath em Cuiabá, Nova Mutum e Várzea Grande

 
A investigação teve início em 2011 com a finalidade de apurar a prática de Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (operação clandestina de instituição financeira) e lavagem de dinheiro. 
 
O grupo investigado utilizava-se de empresas de factoring (fomento mercantil) como fachada para concessão de empréstimos a juros a diversas pessoas físicas e jurídicas no Estado, tendo como base operacional a empresa Globo Fomento Mercantil, em Várzea Grande, que oficialmente encerrou suas atividades em 2012. Os recursos eram movimentados nas contas das factorings e outras empresas do grupo, entre as quais se encontra uma grande rede de postos de combustíveis da Capital.
 
O principal crime consiste no fato de que as empresas de factoring tem natureza estritamente mercantil, com a finalidade principal de assessoria e de compra de títulos de crédito, a fim de fomentar o comércio. Por isso mesmo, não têm autorização do Banco Central para conceder empréstimos, exigir garantias ou exercer quaisquer atividades exclusivas de instituição financeira.
Nos últimos seis anos foram movimentados a quantia, nas contas dos investigados, de mais de 500 bilhão de reais.
 
Os acusados responderão pelos crimes previstos no art. 16 da Lei nº 7.492/86 (Dos Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional), cuja pena é reclusão de 01 a 04 anos e multa, e art. 1º da lei 9.613/98 (Dos Crimes de "Lavagem" ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores), com pena de reclusão de 03 a 10 anos e multa.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em