A Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá já deu início à reforma, que deverá estar pronta até o dia 15 de dezembro. O secretário da Pasta, José Roberto Stopa, afirma que a intenção é devolver o local, que há tempos estava abandonado, para a população.
“A Praça Alencastro é um dos pontos turísticos mais importantes da capital, mas há tempos não recebia investimentos. Queremos reformar a área, para poder a devolver para a população antes do Natal”, pontuou.
Nesta segunda-feira (11) já foram colocados tapumes no entorno do chafariz da praça, e as obras devem começar efetivamente amanhã (12). Com o novo perfil moderno e arrojado, a área deverá ser iluminada por lâmpadas de LED e alguns equipamentos serão trocados.
A Praça Alencastro, localizada em frente ao Palácio Alencastro – sede do Governo Municipal – é território registrado para manifestações e ponto de encontro da cuiabania, que cultiva o costume de se encontrar no local para conversar.
Construída no século XIX, era palco de apresentações culturais, um costume que aos poucos deixaram o local devido ao abandono. A intenção é que a partir de agora o local volte a ser palco das atividades que tragam benefício para a população, conforme ressalta o secretário José Stopa.
“A administração irá investir em ações como essa que, mais do que tudo, tragam benefício para a qualidade de vida dos cuiabanos e proporcionem a realização de atividades culturais e educativas”, ressalta.
História
A Praça Alencastro tem esse nome em homenagem ao coronel José Maria de Alencastro, que governou a Província de Mato Grosso. Hoje, o local continua sendo um dos pontos de maior circulação de pessoas, já que está na região central e próximo à Igreja Matriz, outro ponto turístico de Cuiabá.
Até o final da década de 1970, o local ainda era um dos principais locais de passeios e encontros de famílias, grupos de amigos e casais de namorados, que entre outros pontos, eram atraídos pela fonte central que jorrava jatos luminosos de água. Essa mesma fonte, que não funcionava mais, agora será reformada.
Assessoria