Para fazer com que a energia seja transmitida por aproximação é usado o princípio da indução eletromagnética, cuja característica é a criação de corrente elétrica por meio de campos magnéticos. Nos smartphones que suportam esse recurso, há uma bobina sensível a esse campo, criado pela estação de carregamento (o indutor). Dessa forma, ao aproximar o aparelho do carregador, o campo cria uma corrente na bobina, que está ligada diretamente à bateria, carregando-a. Para que o sistema funcione, portanto, o smartphone deve estar equipado com a bobina e outros elementos de hardware que garantam a transferência de energia do campo magnético para a bateria.
Uma outra forma de possibilitar que um aparelho seja carregado sem o vínculo de fios é por meio de um case, que faz as vezes de receptor da energia e repassa ao aparelho quando próximo de uma estação. É o caso do Powermat, case para iPhone 5.
Padrões de carregamento sem fios
Há vários padrões de carregamento sem fios por meio de indução eletromagnética, entre eles, o Qi, o PMA Powermat e o A4WP. Os smartphones que utilizam desse recurso de recarga hoje no mercado adotam o padrão Qi, apesar de Google e LG, donas do Nexus 4, estarem mais propensas a seguirem com o padrão PMA. Este é o mesmo modelo adotado no case para iPhone.
De acordo com o padrão de recarga que um smartphone utiliza, basta comprar uma estação de carregamento de qualquer fabricante, desde que compatível com o mesmo padrão. Se você tem um Galaxy S4, por exemplo, e deseja usufruir desse recurso, é só comprar uma estação com o padrão Qi e carregar o seu celular.
O futuro do carregamento sem fios
Apesar de bastante conveniente, para alguns, o carregamento sem fios disponível no mercado não atende às necessidades reais do consumidor já que a estação de carregamento ainda deve estar conectada a uma tomada.
Porém, uma evolução dessa tecnologia parece estar sendo desenvolvida pela Samsung para equipar sua linha de smartphones Galaxy. Segundo rumores, a companhia lançará um aparelho com carregamento wireless à distância, possibilitando o uso normal do celular enquanto sua bateria recarrega sozinha.
Se isso for concretizado, eliminaria de vez o uso de fios e poderia aposentar os equipamentos e aparelhos de carregamento wireless que conhecemos hoje. Resta saber se essa tecnologia está segura o bastante para ser anunciada em meados de 2014, conforme estaria prometendo a Samsung, segundo a imprensa coreana.
techtudo