Esportes

São Paulo rivaliza com Rio na Copa ao atrair 165 visitas de 23 seleções

 
Desde o início do planejamento da Copa-2014, há uma expectativa dos organizadores de que a maioria das seleções ficará na região sudeste, com melhor infraestrutura e acesso a transporte. Isso levou o comitê paulista a fazer um esforço para disponibilizar vasta infraestrutura esportiva, aliado a um lobby junto aos times para atrai-los ao Estado.
 
Como resultado, a lista final de CTs (Centro de Treinamento) do COL tem 30 locais paulistas, mais de um terço do total de 83. Além disso, o comitê paulista enviou folders e convites para todas as seleções que ainda não tinham vindo ao país.
 
O organismo conseguiu que 23 times viessem a São Paulo, sendo que três já foram eliminadas. É um número significativo ao se levar em conta que apenas 25 equipes tinham registrado no COL preferência por algum CT até agora. Das sete cabeças-de-chave confirmadas até agora, cinco estiveram em CTs paulistas.
 
Mais do que isso, a frequência com que os centros foram visitados indica uma forte possibilidade de que as seleções optem por terras paulistanas.  A Alemanha esteve em nove CTs diferentes de São Paulo, entre eles o CT de Cotia, Itu e Campinas. Os EUA fizeram 11 visitas, e devem ficar na Barra Funda, na capital. A Suíça esteve em sete opções no Estado, e a Colômbia, oito.
 
Não é à toa que centros como o de Cotia têm sido alvo de interesse de times como Espanha e Portugual, ainda não classificado. A França, por exemplo, indica que ficará em Ribeirão Preto, onde esteve por cinco vezes, quatro delas apenas neste ano. Itália, Japão e Bélgica são outros times importantes que também se interessaram por centros na região. Por enquanto, o governo paulista espera entre 10 e 13 times nacionais no Mundial.
 
São Paulo deve perder três times de relevância até agora. A seleção brasileira se definiu pela Granja Comary, em Teresópolis. O Flamengo já informou que a Holanda ficará na Gávea. O Atlético-MG disse que a Argentina terá sede no CT do Galo.
 
Mas nenhum dos dois Estados rivaliza com São Paulo em infraestrutura esportiva. O Rio de Janeiro tem sete CTs na lista, o mesmo número de Minas Gerais. As outras capitais não têm o mesmo acesso a transporte do Sudeste. Resultado, com sua infraestrutura esportiva, os paulistas parecem ter equilibrado a movimentação da Copa.
 
Copa do Mundo UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos