A última vez que Robinho defendeu a Seleção Brasileira foi em 10 de agosto de 2011, em um amistoso contra a Alemanha em Stuttgart. Na ocasião, o atacante do Milan marcou um dos gols do Brasil, mas não conseguiu evitar a derrota por 3 a 2. A equipe era comandada por Mano Menezes.
Robinho retorna à Seleção em meio à polêmica da ausência de Diego Costa. O atacante do Atlético de Madrid, que defendeu o Brasil em amistosos em março, era nome certo na lista de Felipão, mas optou por esperar uma convocação para a Espanha.
Outro jogador que retornou à Seleção Brasileira foi Willian, meio-campista do Chelsea que não atuava pela equipe nacional desde a vitória por 2 a 0 sobre o Egito em 14 de novembro de 2011. Em compensação, o meia Lucas Moura (Paris Saint-Germain) ficou de fora, depois de apresentações discretas contra Coreia do Sul e Zâmbia. O goleiro Júlio César também retorna.
Ao contrário do que aconteceu nos dois amistosos de outubro, o treinador apostou em uma base que atua na Europa para os jogos. Da lista de 22 atletas chamados nesta quinta-feira, apenas Victor e Jô, ambos do Atlético-MG, foram lembrados – ambos com o aval do técnico Cuca.
Depois dos dois jogos amistosos de novembro, o Brasil tem apenas mais um amistoso agendado com o aval da Fifa: contra a África do Sul. Os anfitriões da Copa do Mundo de 2014 medem forças com a seleção que recebeu o Mundial de 2010 no dia 5 de março, em Johanesburgo.
Confira a lista:
Goleiros
Julio César (Queen's Park Rangers) e Victor (Atlético-MG)
Defensores
Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Dante (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (Paris Saint-Germain)
Meio-campistas
Paulinho (Tottenham), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Lucas Leiva (Liverpool), Ramires (Chelsea), Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea) e Bernard (Shakhtar Donetsk)
Atacantes
Hulk (Zenit St. Petersburg), Jô (Atlético-MG), Robinho (Milan) e Neymar (Barcelona)
TERRA