A construtora Andrade Gutierrez, responsável pela remodelação, já utilizou cerca de R$ 288 milhões dos R$ 330 milhões previstos. Se a obra avançar na média dos últimos quatro meses, outubro deve chegar ao fim com cerca de 92% da reforma concluída.
Os 8% restantes seriam executados em novembro e dezembro. No último balanço divulgado pela empreiteira, no dia 9 de outubro, 87,5% das obras já estavam prontas.
Para dar cara nova à casa dos colorados, cerca de 1,7 mil operários trabalham no canteiro de obras, dividido em cinco grandes frentes: nova cobertura, áreas internas, cadeiras, construção do edifício-garagem e torres de circulação. As atividades de remodelação devem durar até os últimos minutos do ano. O toque final será a membrana de cobertura que dará o “requinte” ao Beira-Rio, segundo o clube e, devido ao alto grau de dificuldade e perigo para a instalação, será fixado por uma equipe de montanhistas europeus.
O novo gramado do Beira Rio, plantado em janeiro, foi vistoriado na manhã desta segunda-feira por dois representantes da Fifa. Eles se mostraram satisfeitos com o desenvolvimento do gramado, do tipo Tifgrand, uma mistura de grama natural reforçada com fibras elásticas. A obra está nos 40 minutos do segundo tempo segundo o engenheiro Lucio Matteucci, gerente de Obras na Reforma e Modernização do Estádio do Beira-Rio: “Estamos na fase final de execução e de instalação da cobertura metálica e de sistemas elétricos, de telecomunicações e de redes especiais”.
Nova cobertura
O novo estádio já tem instaladas 65 folhas do tipo P1 e P2, 54 do tipo P3, 42 da categoria P4 e 10 anéis de fechamento. A instalação de todas as folhas que envolvem o estádio pelo lado de fora está concluída. As membranas que irão compor a cobertura do estádio estão sendo fabricadas na Tailândia por uma equipe alemã e estão atrasadas, o que não deve prejudicar a entrega do estádio na data prevista. O material, que já está com avanço de 85% no país asiático, será enviado por navio ao Estado e deve ser fixado na véspera da entrega do estádio, dia 31 de dezembro.
Pouco mais de 51 mil assentos devem ser colocados para abrigar os torcedores no novo Beira Rio. O trabalho avança ao ritmo de 5,88% da instalação por semana. Apesar da chuva intensa da semana passada, cerca de 3 mil foram fixadas no concreto.
Torres de circulação
As 14 torres de circulação que permitirão o acesso dos torcedores do nível 1 ao 6 do estádio já foram instaladas. Nas próximas semanas, os operários trabalharão na fase de finalização das torres que permitirão que os torcedores saiam do estádio em poucos minutos.
Áreas internas
O ritmo das obras em áreas internas avançam ao mesmo ritmo das outras frentes. Os sanitários estão em fase de finalização e o piso está sendo instalado em camorotes e áreas de circulação.
Edifício-garagem
Depois de concluir a instalação de 94% das vigas, os operários trabalham agora no piso e no lançamento do terceiro nível do edifício. Já foi realizada a colocação de 98% das lajes do segundo pavimento e de 66% do terceiro. No primeiro nível, 100% dos pilares já estão instalados. O segundo nível conta com 97% de instalação dos pilares. Localizado na área dos antigos campos suplementares, o complexo terá lugar para 3 mil carros.
Portal da Copa