Mundo Tecnológico

Dicas para trabalhar no Google e Facebook

 
O time de recrutamento do Google revela que eles recebem currículos via site, indicações de funcionários e universidades. No entanto, todos os candidatos passam por diversas etapas no processo seletivo, o que pode levar cerca de seis semanas.  
 
Os CVs são avaliados e os que têm mais a ver com as vagas são chamados para entrevista por telefone com o recrutador e, depois, para um encontro presencial. Na entrevista estarão presentes cerca de cinco funcionários que irão avaliar quatro itens: liderança, conhecimentos relacionado à vaga, forma de pensar e afinidade com a cultura organizacional da empresa.
 
Vale lembrar que o buscador foi eleito novamente a melhor empresa para se trabalhar, segundo o ranking do instituto Great Place to Work de 2013. (saiba mais aqui) 
 
Já o Facebook está em busca de 10 estagiários para sua área de negócios, localizada em São Paulo (SP). Os candidatos precisam ser estudantes de Administração, Ciências Econômicas ou Publicidade, Propaganda e Marketing. Metade dos estagiários trabalhará na equipe de relacionamento com pequenas e médias empresas.
 
Os estudantes devem se formar em 2014; e o estágio tem duração prevista de um ano, com chances de efetivação ao fim do período. É necessário ter inglês avançado ou fluente, e o processo seletivo será composto por testes online, avaliação de competências e entrevistas presenciais.
 
Na descrição das vagas, a equipe de Mark Zuckerberg afirma que os interessados devem ser apaixonados pelo Facebook e gostar de trabalhar com pessoas. Ser atento aos detalhes, resolver problemas pensando analiticamente, e identificar oportunidades de melhorias também são requisitos citados pela empresa.
 
A consultora de carreira Mayra Fragiacomo dá mais dicas para quem está pensando em se candidatar. Veja abaixo:
 
Seja criativo e articulado
 
A postura e as atitudes nas entrevista exigem “algo mais”. A concorrência em empresas jovens e inovadoras é altíssima, por isso é preciso se destacar. Tenha em mente que todos os candidatos terão um CV impecável, portanto, a criatividade e articulação falarão mais alto.
 
Prepare-se!
 
Estar preparado para as entrevistas e dinâmicas é extremamente importante. O profissional deve estudar o perfil da empresa para entender quais características se encaixam com seu perfil. A preparação também exige reflexões sobre objetivos de carreira, conhecimentos técnicos, questionamentos pessoais e comportamentais. As perguntas fora do padrão são comuns em entrevistas de empresas inovadoras. 
 
Estude o mercado
 
Os processos seletivos exigem conhecimento sobre o mercado de atuação das empresas. A falta de conhecimento sobre o modelo de negócio ou estilo da companhia pode ser um grande impeditivo, assim como a desatualização. Questionamentos sobre cases práticos e rodas de discussões são frequentes em entrevistas. 
 
Olhar Digital

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados