Política

Espanha saiu da recessão depois de dois anos

 
No terceiro trimestre, o crescimento ligeiro do Produto Interno Bruto (PIB) do país deveu-se, em grande parte, à contribuição positiva do setor externo – com superávit de 0,4 ponto percentual –, compensando o resultado negativo do consumo interno – que teve déficit de 0,3 ponto percentual.
 
Um país entra em recessão técnica quando acumula dois trimestres consecutivos de crescimento negativo e sai da recessão quando mostra taxas positivas em um trimestre – o que foi o caso da Espanha. Ao longo da crise internacional, que começou em 2009, a Espanha entrou duas vezes em recessão – a primeira vez que isso ocorreu nos últimos 15 anos.
 
Os períodos de recessão ocorreram entre o terceiro trimestre de 2008 e o primeiro trimestre de 2010; e a partir do terceiro trimestre de 2011 e até meados desde ano. No final de setembro, o ministro da Economia da Espanha, Luis de Guindos, disse que 2014 será o primeiro em que o país sentirá uma certa recuperação de atividade desde que a crise que começou, há cinco anos.
 
Segundo Guindos, apesar da previsão de uma recuperação "débil" e "frágil", os indicadores começam a dar sinais positivos – com destaque para a produção industrial e o comércio varejista.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões