O mais grave ocorreu em Sorriso (395 km de Cuiabá) e resultou na morte de duas mulheres e deixou três gravemente feridas. Adriane Valdameri (33) Rosana Kozen (27) e Pryscila Gaudioli (30) estavam num C3 e seguiam de Sinop para Sorriso. No outro carro estava condutora do um Gol, Jéssica Guisso (20) e a passageira Kelly Luana da Cruz (18).
Na batida Rosana e Pryscila não resistiram aos ferimentos e acabaram falecendo. As outras tiveram ferimentos graves e foram encaminhadas para atendimento médico no Hospital Regional de Sorriso. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Outro acidente ocorreu no sábado (12) na BR- 070, Poconé (114 km de Cuiabá), e deixou um jovem de 20 anos ferido. O rapaz ia de Cáceres para Cuiabá, em uma moto de 125 cilindradas, quando, provavelmente por conta de um mal súbito, caiu da motocicleta. Ele teve lesões graves e foi levado para atendimento médico no Pronto Atendimento de Várzea Grande.
Capotamento na BR-163 – Na BR-163, também no sábado, um capotamento deixou quaro pessoas feridas. Segundo a PRF da Delegacia de Diamantino (188 km da Capital), quatro pessoas ficaram feridas. Um homem de 29 anos que dirigia um Gol, de Cáceres para Sorriso, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou o carro. Além dele, mais três pessoas estavam no carro, sendo uma mulher de 25 anos, um adolescente de 17 anos e uma mulher com idade não confirmada. Os feridos foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Nova Mutum.
No mesmo dia um jovem de 21 anos conduzia uma motocicleta na BR-163, em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá), com um adolescente de 16 anos na garupa quando colidiram com um carro conduzido por um homem de 32 anos. Os jovens da moto tiveram ferimentos graves e foram encaminhados para o Hospital São Lucas, o motorista do carro nada sofreu.
Madeira – Um carregamento de 16 toras de madeira foi apreendido neste domingo (13) na BR 163 em Sorriso. A fiscalização mediu 26,2m³ da madeira que se encontrava em uma carreta acoplado ao semireboque conduzida por A.A.M.R. (37), que não apresentou qualquer documentação fiscal ou ambiental da carga.
Durante encaminhamento da ocorrência, compareceu um homem que apresentou documentação inválida de modo a tentar ludibriar a fiscalização, mas durante a avaliação da carga foi possível averiguar a incongruência entre os dados fornecidos, inclusive quanto à essência (tipo de madeira nativa) e o volume declarados.
Conforme a PRF, a carga teria saído da mata e estava próximo do local de entrega, uma madeireira na zona urbana de Sorriso. Cabe informar que o crime/infração ambiental foi cometido em fim de semana e em período noturno, circunstâncias tidas como agravantes pela legislação ambiental vigente, que considera a prática como ardilosa no sentido de prejudicar a fiscalização. Ocorrência encaminhada para a Depol Civil de Sorriso para apresentação a autoridade policial e acionamento do órgão ambiental competente para providências cabíveis.
Embriagados – Em Nova Santa Helena, no Km 946 da BR 163 um homem de 32 anos foi preso por conduzir um veículo alcoolizado no domingo (13). No teste do bafômetro a medição apontou 0,57mg/L. Por estar acima do permitido (em que mais de 0,1 mg/L paga multa, tem o carro apreendido e perde a habilitação e mais que 0,3 mg/L poderá ir preso) foi encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC) de Itaúba para providências cabíveis.
Ainda no domingo, outro homem (31) foi preso por ingestão de álcool e condução de veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Km 704 da BR 163 em Sorriso (395 km de Cuiabá). A medição do bafômetro atingiu 0,36 mg/L. De acordo com o condutor a polícia informou que o homem estava em uma festa familiar acompanhado de uma passageira de 29 anos, também embriagada. Os dois foram conduzidos para a Del. PJC de Sorriso.
Carona à menores – Em outro ponto da BR 163, Km 758, em Sorriso, foi identificado o caso de um caminhoneiro de 32 anos que conduzia duas menores (16 e 17 anos). As jovens estariam às margens da rodovia pedindo carona de Lucas do Rio Verde para Sinop onde moram, mas não dispunham de meios (inclusive financeiros) para realizarem a viagem. A polícia evidenciou a situação de vulnerabilidade e encaminhou a ocorrência para o Departamento de Policia Civil de Sorriso e acionou o Conselho Tutelar.
A PRF ainda fiscalizou 1.860 veículos, dos quais 16 foram retidos, sete carteiras de habilitação foram recolhidas, foram emitidos 385 autos de infração e nove pessoas foram presas.
Com Assessoria