“Sim, as mulheres são o alvo central da campanha da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) neste ano. Ossos fortes fazem mulheres fortes é a mensagem central que a entidade deseja reforçar junto ao público”, afirma o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, (CRM-SP 60.377), idealizador da VI Caminhada de Combate à Osteoporose.
O que é o Dia Mundial da Osteoporose?
O Dia Mundial da Osteoporose foi lançado no dia 20 de outubro de 1996 pela Sociedade Nacional de Osteoporose do Reino Unido. Desde 1997, tem sido organizado pela IOF. Em 1998 e 1999, a Organização Mundial da Saúde atuou como co-patrocinadora da iniciativa. Desde 1999, as campanhas do Dia Mundial da Osteoporose têm abordado um tema específico.
O risco de desenvolvimento de osteoporose e fraturas por fragilidade é determinado por um grande úmero de fatores, alguns dos quais podem ser alterados (exercícios físicos, nutrição e tabagismo), enquanto outros não podem ser alterados (histórico familiar, idade, menopausa e doenças como a artrite reumatoide). Segundo o médico, a manutenção de um esqueleto saudável envolve cinco estratégias fundamentais para reduzir o risco de osteoporose e fraturas:
· Exercitar-se regularmente;
· Certificar-se de estar seguindo uma dieta rica em nutrientes para manter os ossos saudáveis;
· Evitar hábitos de vida negativos e manter um peso saudável;
· Identificar os fatores de risco que você não pode mudar;
· Conversar com seu médico, fazer o teste de perda óssea e tratar a osteopenia e/ou a osteoporose, se necessário.
Enquanto o pico de massa óssea é altamente determinado geneticamente, depois dos 65 anos de idade, a genética desempenha um papel secundário na diminuição da perda óssea e outros fatores, tais como exercícios físicos e nutrição desempenham um papel cada vez mais importante. Portanto, no Dia Mundial da Osteoporose, nos deparamos com o desafio de conscientizar pacientes e familiares, médicos e profissionais de saúde, governos e sociedade civil sobre a doença e a melhor forma de enfrentá-la. Escolher a mulher como alvo central desta ação de comunicação é uma atitude muito inteligente”, destaca o médico.
Nos últimos anos, a mulher assumiu novas funções sociais e familiares, ganhou um companheiro no marido, terceirizou muitas questões domésticas e educacionais, mas ainda assim assume a responsabilidade total no que diz respeito à saúde da família. “É raro, mesmo quando falamos com executivas mais ocupadas, ouvir que a mãe deixou o acompanhamento médico do filho a cargo de terceiros, isso quando ela não assume também os cuidados com seus próprios pais e sogros. E ainda é ela, nem que seja através de sua secretária, que lembra de marcar a ida dos homens da família para fazer o check-up anual”, lembra Sergio Lanzotti.
Mulheres de Aço
Diante de tantas demandas e tantos resultados entregues à família e à sociedade, nada mais justo que dedicar a campanha de prevenção/tratamento da à osteoporose às mulheres fortes que fazem parte da nossa vida.
Estamos cercados por elas, as mulheres fortes, as mulheres de aço, que nos apoiaram durante toda a nossa vida: mães, avós, irmãs, filhas, namoradas, esposas, amigas… A Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) quer saudar e celebrar a força dessas mulheres, tanto internamente, quanto externamente, e convoca a população a fazer isso, a nomear uma mulher forte em sua vida para ser uma das Mulheres de Aço da IOF. A ação visa ampliar a consciência sobre a osteoporose, suas causas, prevenção e tratamento, a nível mundial, explica o médico.
Para o próximo ano, como parte da campanha do Dia Mundial da Osteoporose, 20 de outubro, a IOF vai selecionar e destacar uma Mulher de Aço a cada mês em sua fan page e em seus sites www.iofbonehealth.org e www.worldosteoporosis.org. A seleção será feita pelo comitê executivo do órgão com base no poder da história contada e da diferença que a mulher indicada fez para a vida de outras pessoas. Além de ser destaque nos meios de comunicação on-line da instituição, as mulheres escolhidas serão homenageadas com o seu próprio cartaz personalizado e poderão ter a oportunidade de partilhar a sua história em um evento organizado pela filial local da IOF em sua cidade.
Mulheres de Aço:
Para mais detalhes sobre o concurso cultural em prol da prevenção da osteoporose, acesse: http://www.worldosteoporosisday.org/women-steel.
Caminhada pela prevenção
Por aqui, no Brasil, para celebrar o Dia Mundial da Osteoporose, além de apoiar a iniciativa da IOF, o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti promoverá também uma caminhada, visando transformar a data numa oportunidade de conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da osteoporose e das doenças metabólicas ósseas.
Neste ano, chegamos à sexta edição do evento com a missão de aumentar a conscientização sobre a doença em todas as mulheres. No dia 20 de outubro, junte-se a nós e caminhe por esta grande causa! A VI Caminhada de Combate à Osteoporose acontecerá no Mooca Plaza Shopping, na zona leste de São Paulo. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.caminhadadaosteoporose.com.br”, diz o organizador do evento.
Serviço:
VI Caminhada de Combate à Osteoporose
Data: 20 de outubro de 2012
Local: Mooca Plaza Shopping, Rua Capitão Pacheco e Chaves 313 – Mooca – São Paulo
Horário: 08:00 às 11:00
Inscrições e mais informações: http://www.caminhadaosteoporose.com.br/
Assessoria