Internacional

Rússia diz ter achado drogas a bordo de navio do Greenpeace

 
"Durante a inspeção do barco, foram encontradas substâncias narcóticas –morfina e bulbos de papoula. Está se estudando a origem destas substâncias e uso delas", disse Vladimir Markin, porta-voz do Comitê de Investigação da Rússia.
 
Os bulbos podem ser utilizados tanto na fabricação de morfina quanto na de heroína.
 
De acordo com a agência de notícias Reuters, durante a revista também foi encontrado equipamento com potencial uso militar.
 
Segundo Markin, de acordo com dados obtidos durante a investigação "se prevê corrigir as acusações já apresentadas (contra os ativistas)".
 
"É evidente que vários dos acusados serão denunciados por delitos mais graves", acrescentou.
 
O advogado do Greenpeace na Rússia, Mikhail Kreindlin, afirmou que "o barco se encontra há muito tempo sem tripulação e sob controle de gente desconhecida". "Não quero acusar ninguém mas nele poderia ser encontrado qualquer coisa", afirmou.
 
A própria Greenpeace Rússia, em sua conta no Twitter, disse que o material pode ter sido plantado na embarcação, que está vazia desde 24 de setembro, quando os ativistas foram levados para terra e detidos.
 
"Nossas normas internas proíbem qualquer uso de substâncias entorpecentes", disse o advogado à agência de notícias Interfax.
 
BRASILEIRA
 
Os 30 ambientalistas –28 ativistas do Greenpeace, incluindo a brasileira Ana Paula Alminhana Maciel, e dois jornalistas freelancers– foram presos na cidade portuária de Murmansk, norte da Rússia, após dois integrantes tentarem escalar uma plataforma de petróleo da empresa russa Gazprom.
 
Ana Paula ingressou no Greenpeace em 2006, ajudando a recrutar membros. Hoje, ela passa três meses participando de protestos em algum dos três navios do grupo.
 
Quando volta, ela se reveza entre Porto Alegre, onde mora com a mãe, a irmã e a sobrinha, e o México, onde vive seu namorado.
 
"Não vou dizer que ela [Ana Paula] esteja se divertindo, porque eles estão sob a mira de armas, mas sei que está certa do que está fazendo, não está pensando em desistir. A gente, como família, fica com o coração na mão", disse à Folha Telma Maciel, 32, irmã de Ana Paula.
 
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que