Há quatro eixos de trabalho para os interessados. O primeiro deles é o Brasil Audiovisual, voltado para a médias metragens, documentários, animação e ficção. O segundo é o Brasil Criativo, que contempla trabalhos de conteúdo que contenham o levantamento de informações e de dados, de modo a identificar e valorizar a produção dos cinco setores criativos da cultura: Arquitetura, Moda, Artesanato, Design e Gastronomia. O eixo Brasil Diverso congrega manifestações tradicionais de todos os estados, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro. Por último, há o Brasil das Artes, para exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais.
Os projetos serão escolhidos por uma Comissão de Avaliação e Seleção composta por 41 pessoas. Entre elas, representantes da sociedade civil (Conselho Nacional de Política Cultural), dos estados das 12 cidades-sede e do MinC (Representações Regionais, instituições vinculadas e Secretarias).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível em www.cultura.gov.br. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente. (Informações Ministério da Cultura)
Portal 2014