Uma das mudanças anunciadas é quanto aos atletas de elite, que chegam de todos os cantos do mundo. A partir do ano que vem, todos terão que ser cadastrados na Confederação Brasileiro de Atletismo (CBAT). A medida visa evitar problemas com doping, segundo Fernando Barros, organizador da prova.
– Antes, a elite era formada por atletas com índices nacionais e com aqueles que ficaram bem colocados na Corrida de Reis anterior. Agora, além de estar entre os primeiros, o atleta precisa se filiar na Confederação, já que, em caso de doping o atleta não pode ser punido se não estiver cadastrado – disse Barros.
Segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Atletismo, Francisco da Silva, a filiação é simples. Basta acessar o site da CBAT e se cadastrar como atleta de Mato Grosso.
– No site tem o ícone 'formulário'. Basta selecionar o link de corredor de rua, preencher os dados e imprimir o formulário. Após isso, o atleta precisa se dirigir até a Federação Mato-grossense de Atletismo, que encaminhamos o pedido para a CBAT. É simples e não tem custo nenhum – afirmou.
Robson Boamorte – Globo Esporte