Idealizada desde a época da antiga Agecopa (agência substituída pela Secopa), a obra consistiria na escavação de um túnel de passagem na base do trecho da Avenida Miguel Sutil entre os bairros Araés e Consil, ligando segmentos da Rua Desembargador Trigo de Loureiro que existem apartados nos dois lados da avenida.
A passagem serviria como via paralela à Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), hoje com trânsito conturbado devido às obras iniciais de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Em fevereiro, o secretário Maurício Guimarães explicou que a interligação Araés e Consil não mais seria executada, pois o projeto deixara de fazer parte das prioridades do governo.
Lançada como “obra de desbloqueio”, projetada para amenizar o tumulto no trânsito durante as grandes intervenções, a construção do túnel havia perdido seu propósito porque as grandes obras já haviam avançado e a dinâmica da cidade havia já se adaptado a elas.
Deste modo, Guimarães apontou que o projeto não estava mais no "foco de entregas no próximo dia 13 de junho de 2014. Nós tivemos lá atrás um conceito que alguém chamou 'obras de desbloqueio' em função das grandes obras. Mas as grandes obras avançaram mais que as de desbloqueio e hoje se perdeu esse conceito", enfatizou em fevereiro.
Porém, o secretário apontou a interligação como a última obra de arte de construções especiais como trincheiras, viadutos, etc. Cuja realização está diretamente ligada à construção do VLT em Cuiabá. Questionado se a Secopa já não havia descartado a obra, o secretário negou.
Denominado apenas "trincheira Trigo Loureiro" no site oficial da Secopa e sem qualquer detalhamento, o projeto está incluído no conjunto de obras de arte especiais do VLT, segundo o mesmo site, e deverá ser executado dentro dos próximos dias, de acordo com Guimarães.
Outra obra nestas mesmas circunstâncias e que teve sua execução iniciada recentemente foi a trincheira da Rua Luis Felipe, obra de apoio do VLT e licitada como parte dele. O projeto leva o nome da rua que dá acesso ao Bairro Alvorada a partir da Avenida do CPA e servirá para passagem separada do VLT em relação aos demais veículos num trecho de 340 metros de extensão.
Fonte: G1
Foto: Reprodução