Cidades

PT terá 3 chapas na disputa do PED e dois candidatos a presidente

 
A terceira chapa não possui nome para presidência, é liderada pelo ex-presidente do PT em Várzea Grande, Lázaro Donizetti, e denominada Força do Interior. Sampaio destaca que o importante é trabalhar a unidade da sigla e estimular ao máximo a participação dos filiados de todas as regiões.
 
A unidade do partido foi colocada em primeiro lugar pelo deputado Ademir Brunetto, que chegou a ensaiar lançar seu nome para a disputa pela presidência da legenda, mas preferiu aderir a chapa encabeçada por Sampaio. O parlamentar ressaltou que é necessário pensar no coletivo e destacou seu projeto de disputar a reeleição para deputado estadual.
 
Assim como Brunetto, a ex-vereadora Enelinda Scala do grupo Militância Socialista também aderiu a chapa de Mato Grosso Quer Mais e Melhor.
 
Candidato à reeleição, Willian Sampaio reforçou que o projeto da sua chapa defende que o PT tenha candidato ao governo do Estado, buscando manter a aliança que dará sustentação ao projeto de reeleição da presidenta Dilma Roussef (PT).
 
"O PT já aprovou em resolução partidária e vamos levar a mensagem para toda nossa base partidária de apostar na candidatura do juiz Julier Sebastião da Silva, que já esteve no partido e conhecemos o DNA petista que corre nas veias dele. Este é um nome mais amplo que pode congregar mais partidos, inclusive os que já fizeram convites a ele para se filiar", afirmou Sampaio em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (22).
 
Uma novidade no processo de eleição do PT este ano é a participação da mulher. Pela primeira vez, as direções da sigla terão paridade entre homens e mulher, por isso, outro trabalho que deverá ser realizado pela legenda é de estimular a participação feminina também nas disputa eleitorais.
 
Sobre os possíveis nomes para a disputa da eleição proporcional, Willian destacou os do ex-vereador por Cuiabá Lúdio Cabral (PT) e do secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, para deputado federal. Já para a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa, o presidente da sigla ressaltou a busca por lideranças no interior, como o vereador de Barra do Garças, Kiko, que está no segundo mandato, além do ex-prefeito de Juína, Altir, vereador por Rondonópolis, Mauro Campos, e o parlamentar Ivan de Várzea Grande. Há ainda na capital os nomes do vereador Alan Kardec e da Jusci Ribeiro, que trabalha com o projeto Luz Para Todos.
 
Processo de Eleição Direta
 
"O PED é um processo longo que ocupa um semestre todo do partido. Os filiados elegem através de voto direto todos os diretórios, desde os municípios, o estadual e o nacional. O PT é único partido do mundo que usa este mecanismo de eleger sua direção através de voto direto", explicou Willian.
 
No processo eleitoral do PT o filiado vota para os candidatos a presidente dos diretórios municipal, estadual e nacional, além de votar também para as chapas. Após a apuração dos votos, a composição da direção é feita de forma proporcional, ou seja, as chapas terão no comando da sigla o percentual de cadeiras correspondente ao percentual de votos que obtiver na eleição.
 
Da Assessoria 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.