Esportes

Sem teto retrátil, Arena da Baixada terá nova cobertura em 70 dias

 
Na próxima semana, uma importante etapa do processo será finalizada: os andaimes que sustentam uma das vigas serão retirados. No total, a cobertura terá duas grandes estruturas instaladas no vão de 196 metros entre as arquibancadas localizadas atrás dos gols.
 
A segunda viga, por sua vez, tem 20% da instalação concluída. A montagem ocorre há duas semanas. A previsão é que o término ocorra em mais quatro semanas. Simultaneamente, 42 "braços" também serão instalados. Eles ficarão sobre as arquibancadas laterais, perpendiculares às vigas principais. De acordo com o clube, duas unidades serão montadas a cada dia.
 
Após a montagem da cobertura, a CAP/SA, empresa criada para a gestão da construção, iniciará os trabalhos no futuro gramado. Hoje, quatro gruas ocupam parte da área do campo. A primeira etapa estará ligada à instalação do sistema de drenagem e irrigação. O gramado já foi plantado e chegará a Curitiba em dezembro.
 
 
Nova arquibancada, na Brasílio Itiberê, foi concluída há 15 dias (crédito: Diego Salgado/Portal 2014)
ampliar
No último dia 5, a arquibancada do Setor Brasílio Itiberê foi concluída após a instalação de todos os degraus pré-fabricados em concreto. A etapa também já foi finalizada na curva da Coronel Dulcídio. A nova estrutura conta com quatro lajes e pilares em toda a sua extensão.
 
Já a antiga arquibancada, erguida em 1999, ganhou dois degraus na parte inferior, construídas sobre o antigo fosso –o espaço, agora, será utilizado para armazenar a água da chuva, que será reaproveitada.
 
O estádio recebe as instalações internas, relativa às partes hidráulica e elétrica. Além disso, foram iniciados os trabalhos ligados à TI e ao ar-condicionado, com a colocação de dutos de exaustão em todos os banheiros e a montagem dos equipamentos principais das estruturas necessárias.
 
Segundo o clube, a parte de TI será concluída dois meses após a entrega do estádio, prevista para dezembro. A intenção é realizar o primeiro evento-teste no dia 26 de janeiro. No total, 700 operários trabalham na construção do estádio. O número deve chegar a 1,2 mil nas próximas semanas.  
 
A Arena da Baixada está orçada em R$ 265 milhões. O novo custo, com aditivo de R$ 46 milhões, foi divulgado no final de julho pelo presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia.  
 
O estádio será palco de quatro jogos da Copa do Mundo 2014, todos válidos pela primeira fase da competição. As partidas serão disputadas nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho.
 
 
Portal 2014

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos