À época, a estudante não conseguiu registrar boletim de ocorrência porque, de acordo com ela, policiais disseram que, como nada foi levado dela, o BO não poderia ser registrado. De acordo com a aluna da Unicamp, ela chegava em casa de carro e estacionou em frente ao condomínio de prédios onde mora. Ela disse que foi surpreendida ao descer do veículo para tocar o interfone e pedir ao pai que abrisse o portão da garagem.
"Desci do carro e, quando vi, o ladrão tinha surgido de um terreno baldio e me mandou entregar a bolsa", contou a estudante, que reagiu porque viu que o ladrão não estava armado.
"Fui à delegacia com o celular do ladrão para mostrar para a polícia porque reconheci o assaltante, quero mostrar o rosto dele para que alguém reconheça", disse. Ela afirmou que não pretende mais registrar a ocorrência, que foi em março.
Ocorrência não registrada
O delegado João Batista Vasconcelos, titular do 1º DP de Limeira, disse que a orientação é que toda ocorrência apresentada seja registrada, principalmente em casos graves como tentativa de roubo. Ainda de acordo com o delegado, embora o 2º DP seja o responsável pela região da Unicamp Limeira, ele se coloca a disposição para o registro da ocorrência em que o suspeito foi identificado pela imagem no celular e, em seguida, fazer o encaminhamento do caso à delegacia responsável.
Insegurança na região
De acordo com alunos da universidade, a região no entorno do campus da FCA é insegura. Há diversos relatos de assaltos e a diretoria estuda maneiras de melhorar o problema junto ao poder público.
Segundo o diretor da universidade, Peter Schulz, já foram realizadas duas reuniões esse ano com representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público e Secretaria Municipal de Segurança para adotar medidas como poda de árvores, maior patrulhamento à noite e melhora na iluminação.
A Prefeitura de Limeira informou, por meio da assessoria de imprensa, que a Guarda Municipal tem intensificado o patrulhamento no local, mas que o policiamento ostensivo é de responsabilidade da Polícia Militar. GM e PM afirmaram também que reforçam a atividade preventiva nos horários de maior circulação de estudantes na área.
G1.Com