Cidades

Profissionais da educação de Cuiabá deflagram greve

 
Cerca de 800 profissionais participaram da assembleia realizada no Colégio Liceu Cuiabano. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede Cuiabá, (Sintep- Cuiabá), deliberação pela greve surgiu após o executivo municipal não oferecer o ganho real ao piso dos educadores.
 
A diretora do Sintep-Cuiabá, Helena Bortolo explica que os educadores cobram o reajuste salarial de 10,9% para os profissionais. A sindicalista revela que a categoria se reuniu duas vezes com o secretário municipal de educação, Gilberto Gomes Figueiredo e o prefeito Mauro Mendes (PSB) que apresentaram contraproposta de 6,97%, que segundo a diretora não atende as necessidades da categoria. 
 
“Esse valor apresentado pela prefeitura é o mesmo valor da inflação, ou seja, não há nenhum ganho real para os profissionais”, explicou Bortolo. 
 
Atualmente o piso salarial do professor com nível médio e carga horária de 20 horas é de R$ 1.134. No caso de professores com nível superior o piso salarial é de R$ 1.614 para 20 horas semanais.
 
Cuiabá possui cerca de 7.500 profissionais da educação e a paralisação irá afetar as aulas em 100 unidades escolares, sendo 46 creches. 
 
O presidente do Sindicato em Cuiabá, João Custódio afirmou que a paralisação iniciará com um ato público informando a sociedade sobre a greve.
 
A concentração será realizada dia 22, ás 14h, na praça Alencastro em Cuiabá.
 
Estado – As escolas estaduais de Mato Grosso também estão em greve desde o último dia 12. A categoria chegou a se reunir com o secretário de Estado de Educação, na última sexta, mas não houve avanços nas negociações. 
 
 
 
 
 
 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.