Pendurada na parede do Metung Hotel, na cidade de Metung, Estado de Vitctoria, na Austrália, a foto chama a atenção de clientes e visitantes. Diante da cena, um casal americano se espanta, e a esposa pergunta: “Ele sobreviveu?”. Segundo reza a lenda, ela ouviu a resposta: “Sim, sobrevivi”, disse o pescador que estaria parado atrás da mulher.
A imagem faz parte de mais uma história de pescador, mas provocou surpresa na Austrália e chamou a atenção de jornalistas. "É a foto do ano", disse Ross Stevenson, radialista da 3AW.
Seria mais uma noite rotineira de pescaria, mas o grupo pegou um tubarão. Em vez de optar pela fotografia tradicional, o pescador resolveu inovar e usou a criatividade: destripou o animal e deslizou para dentro do bicho para forjar a cena. "As pessoas adoram essa foto. É muito engraçada e nossos clientes se divertem", declara David Strange, dono do estabelecimento onde o quadro está pendurado.
Segundo David, o pescador nunca pagava a rodada de bebidas para nenhum dos amigos. “O pessoal costumava brincar que ele só pagaria no dia em que pegasse um tubarão. Foi o que aconteceu, mas não sei se ele abriu a mão”, ironiza. O Metung Hotel tem fotos de pescadores espalhadas pelas paredes, mas essa é a imagem mais famosa e comentada. “Muitos turistas de todas as partes do mundo vêm dar uma olhada e recebemos muitos elogios”, comemora o dono do Hotel.
O “matador de tubarão”, como ficou conhecido, está vivo, mas desapareceu. Seus amigos não comentam o caso e os defensores dos animais dizem que ele exagerou na brincadeira. Já David Strange faz questão de esclarecer: “Eles são pescadores profissionais, que trabalham para sobreviver. O tubarão foi obviamente cortado, colocado na geladeira e serviu de alimento para muita gente”.
Independente das opiniões, os australianos certamente encontraram uma maneira bastante original de comemorar uma boa pescaria.
Terra