“Lembrando que estamos falando de crescimento de uma data que, sucessivamente, nos últimos anos, foi positiva. Ou seja, é um aumento de 5% em média sobre o percentual positivo do ano passado”, comemora o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto.
Gasparoto pontua ainda, que em segmentos, como os de vestuário e produtos tecnológicos, por exemplo, podem registrar aumento de até 20% nas vendas, em relação a uma semana qualquer.
“A procura por smartphones e tablets é crescente e estamos aprimorando nossos estoques com o que há de mais moderno para atender às necessidades dos pais”, afirmou o proprietário da Kadri Informática, Najeib Kadri.
A expectativa de boas vendas, no entanto, não é a mesma no comércio nacional. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), estima que as vendas na semana que antecede o Dia dos Pais pode ser a pior dos últimos três anos.
Nos anos anteriores, as expansões foram de 10% (2010), 6,86% (2011) e 4,75% (2012), segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). “O cenário econômico é desfavorável. A inflação e a alta dos juros inibem o poder de compra do brasileiro. Prova disso é a queda de praticamente todos os índices de confiança do consumidor”, explicou o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior. (informações assessoria)