Plantão Policial

Cresce o número de apreensões de menores; 56 ao mês

 
Segundo a DEA, houve um aumento de ações deste tipo, quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando haviam sido registradas 314 apreensões. 
 
O uso e tráfico de drogas, além do porte ilegal de arma de fogo aparecem como os atos infracionais mais praticados por adolescentes. 
 
Até o dia 30 de junho deste ano, a Especializada havia instaurado 843 procedimentos de investigação de ato infracional para apuração de crimes e contravenções penais cometidos por menores.
 
O delegado titular da DEA, Paulo Alberto Araújo, afirma que 60% dos adolescentes encaminhados à Delegacia do Adolescente são reincidentes na prática de atos infracionais. 
 
Dados da Delegacia revelam ainda, que o número de jovens infratores envolvidos em crimes violentos é cada vez maior. “Os adolescentes são mais violentos, primeiro porque não têm tanto medo da Justiça quando o adulto, que sabe que a pena será majorada. O adolescente sabe que o máximo será 3 anos”, explica o delegado.  
 
Comparando com o mesmo período do ano de 2012, houve aumento de 23% na produtividade da unidade policial, número, que segundo o delegado adjunto, Eduardo Botelho, merece destaque em razão do decréscimo de efetivo enfrentado pela unidade, que perdeu desde o ano passado oito servidores para aposentadorias.
 
Desestruturação
 
Para o delegado Paulo Araújo, a vulnerabilidade e desestruturação das famílias, fazem com que muitos adolescentes infratores sejam utilizados por quadrilhas, especialmente no tráfico de drogas, para prática de crimes. Essa é uma estratégia adotada pelos criminosos, pois os menores quando apreendidos ficam pouco tempo cumprindo medidas socioeducativas, e depois voltam às ruas e muitos deles retornam a prática de crimes, ganhando poder entre o bando.
 
Araújo observa que a arregimentação para o crime acontece, principalmente, com os adolescentes viciados em drogas. “Mesmo que não tenham praticado as infrações de tráfico, são levados a praticar outras infrações por influência daqueles que estão praticando. O vício faz com que eles cometam roubos para pagar o traficante. Os meios os próprios traficantes arrumam, como o aluguel de armas”, destaca o delegado. (informações assessoria)
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em