O tráfico e o uso de drogas aparecem como os crimes mais denunciados. Em seis meses, o 197 recebeu 3.445 comunicações de tráfico de drogas e uso de drogas. Todas as denúncias são encaminhadas à Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes, catalogadas e cadastradas no banco de informações da unidade, para mapeamento das “zonas quentes” do tráfico, para ações focadas a desmantelar “bocas de fumo” e identificar fornecedores de entorpecentes.
Roubos e furtos tiveram 512 denúncias neste mesmo período. O delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), de Cuiabá, Roberto Amorim, disse que a denúncia é uma ferramenta importante na elucidação de crimes. “É onde a polícia encontra uma ‘luz’ e às vezes é o ponto inicial da investigação”, disse o delegado.
Segundo a polícia civil, o serviço é fundamental para nortear os trabalhos investigativos desenvolvidos pelas delegacias. Mesmo havendo muitas denúncias inconsistentes, os delegados da Polícia Judiciária Civil afirmam que a colaboração da sociedade é muito importante para a redução da criminalidade.
Veja outros números:
Crimes de homicídio – 295 denúncias
Informações fugitivos da Justiça – 157 denúncias
Receptação – 102 denúncias
Porte Ilegal de arma – 183 denúncias
Maus tratos de menores – 74 denúncias
Maus tratos de deficiente físico – 39 denúncias
Estelionato – 88 denúncias
Desmanche de veículos – 31 denúncias
Sedução de menores – 60 denúncias
Prostituição – 87 denúncias
Desaparecimento de pessoas – 31 denúncias
Cárcere privado – 5 denúncias
Mais de 400 denúncias relacionadas a delitos e situações diversas.