A conselheira tutelar Délia Albuquerque da Silva, de Pontes e Lacerda (442 km de Cuiabá), explica que durante a realização da Copa, crianças e adolescentes que não têm condições e nem recursos de acompanhar o evento, estão mais suscetíveis a sofrerem algum tipo de exploração sexual ou trabalho infantil, por exemplo.
Para evitar qualquer tipo de crime a essa parcela da população, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) organiza esta conferência em prol de promover um programa específico, vinculado ao Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), para ser aplicado nas cidades que sediarão o mundial.
Os Seminários são uma oportunidade para os conselheiros colherem informações sobre a carência da criança e do adolescente em cada região. “Quanto mais informações e conhecimento melhor para saber o que fazer durante o mundial. Ficamos preocupados com que os ‘aproveitadores’ possam fazer com as crianças e adolescentes”, revela a conselheira Délia da Silva.
Ela mostra preocupação principalmente, pelo fato de que muitos turistas procurarem o Brasil para fins de turismo sexual. “Muitos turistas estarão aqui durante a Copa. Infelizmente não sabemos se a intenção delas é somente participar do evento ou se existe algo por trás disso. Por isso, estamos preocupados em assegurar os direitos e a proteção dessas crianças e adolescentes”, justifica.
O membro do FCNCT, representante do Ceará, ex-conselheiro Eulógio Neto declara que para garantir o direito e proteção da criança durante a Copa será fortalecida a estrutura dos conselhos tutelares no Brasil. Ele ressalta, no entanto, que falta compromisso dos gestores públicos para que as garantias e direitos dos menores sejam eficazes quando necessário. “Desde uma certidão de nascimento a um abuso, o conselho tutelar é responsável por fazer o atendimento de uma criança. Precisamos de uma política pública que promova uma rede de proteção adequada às crianças e adolescentes”, finalizou Neto.
O Seminário que está sendo realizado na Capital mato-grossense, também já passou pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na próxima semana, o evento estará em Curitiba e ainda passará pelas demais cidades-sedes da Copa.