Cidades

Juíza confirma superlotação durante vistoria ao Lar da Criança

Ao terminar a vistoria que seria de rotina e loco após a publicação das denúncias, a juíza anunciou que vai fazer um laudo sobre as reais condições da instituição, onde crianças vítimas de abandono e violência familiar também estariam submetidas a situações adversas às determinadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O relatório será encaminhado à Corregedoria.

“Neste primeiro momento verifiquei que as crianças são atendidas nas necessidades básicas, como saúde e alimentação”, resumiu a juíza, reconhecendo, no entanto, o excesso de abrigados. Ela explicou que aquela foi sua primeira visita aqui porque está substituindo a titular da vara, Gleide Bispo Santos, que está em férias.  “Vim apurar como funciona a unidade, quantidade de servidores, serviços que são prestados para as crianças que estão aqui abrigadas, funcionamento do refeitório, se eles estão estudando, se vão a escola, se os direitos das delas estão sendo respeitados aqui no abrigamento. Foi essa a inspeção que eu vim fazer”.

O promotor da Infância e Juventude, José Antônio Borges, ressalta que o ideal seria a oferta do atendimento conforme prevê o  Conada, que preconiza casas lares para abrigar no máximo 20 crianças por unidade, o que garantiria individualidade aos meninos e meninas.

Em Cuiabá, segundo o promotor, já existe um indicativo de construção de casa lar. Borges destaca que o ideal seriam três unidades somente para a demanda de crianças e outras duas casas em Várzea Grande. Reclama que na Capital existe apenas a Casa de Retaguarda para adolescentes do sexo feminino. Para garantir o atendimento dos meninos com mais de 13 anos é firmada uma parceria com uma Organização Não Governamental (ONG).

A instituição abrigaria hoje 81 crianças de Cuiabá e 35 de Várzea Grande. Destas, a promotoria estima que 10 deixarão a unidade nos próximos dias porque serão reinseridas nas famílias ou vão para adoção. O local chegou a abrigar 200 crianças no ano passado.

Leia mais…

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.