Cidades

Famato orienta sobre medidas a serem adotadas em caso de incêndio

 
Segundo a analista de Meio Ambiente do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi, quando uma propriedade é atingida por incêndio, em primeiro lugar o produtor deve procurar imediatamente combater o fogo comunicando ao Corpo de Bombeiro e à prefeitura do município ou utilizando mecanismos que tenha na propriedade para fazer a contenção do fogo.
 
“Após o incêndio ser controlado, a orientação é o produtor registrar um Boletim de Ocorrência (BO), contratar um técnico habilitado para fazer um laudo técnico, justificando que a origem do incêndio não foi na propriedade, e registrar com fotos ou vídeos os prejuízos causados. Assim que for notificado pela Sema, ele terá um prazo de 20 dias para apresentar provas de que a queimada não foi intencional e esses documentos irão servir para esta defesa”, explica a analista.
 
“Há vários anos a Famato trabalha com orientação, juntamente com os Sindicatos Rurais e produtores rurais, sobre as técnicas de prevenção aos incêndios. Os produtores rurais de Mato Grosso sempre buscam tomar as medidas necessárias para prevenir estes incidentes em suas propriedades”, informa o presidente da Famato, Rui Prado.
 
Punição – Quem for flagrado ateando fogo no período de proibição será multado. O valor varia de acordo com a área atingida, que pode alcançar R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta. Além disso, o infrator pode ser detido e responder por crime ambiental, com pena prevista para até quatro anos.
 
Da Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.