Política

Vereador Faissal Calil é multado em R$ 15 mil

 
A decisão é da juíza da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Gleide Bispo dos Santos, que julgou procedente representação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). 
 
A multa foi aplicada ainda ao presidente do Creci, Ruy Pinheiro de Araújo, já que segundo o MPE, durante o período eleitoral ele enviou e-mail institucional aos profissionais registrados no Creci, com o objetivo de garantir apoio a Faissal, alegando que, caso eleito, o mesmo seria o representante político do conselho na Câmara Municipal de Cuiabá.
 
Em sua defesa, Faissal alegou que desconhecia o envio das mensagens em seu benefício e que se soubesse do fato não teria autorizado. 
 
A magistrada pontuou em sua decisão, que o apoio eleitoral de Ruy Pinheiro dispensado ao candidato Faissal é fato inequívoco, inclusive admitido por ambos e confirmado por testemunha. Sendo assim, a publicidade realizada por Ruy em favor do amigo Faissal, por meio da comunicação oficial do CRECI/MT – matérias jornalísticas divulgadas no site-, ainda que desprovidas de cunho eleitoral direto, apontam, no mínimo, a existência de relação estreita entre ambos.
 
“Neste contexto, constatada a proximidade pessoal e profissional entre Faissal e Ruy, torna-se inafastável concluir que o envio dos emails era, sim, de conhecimento de ambos. A utilização do cadastro de email do Creci, embora de acesso público, é vedada para fins eleitorais”, afirmou a juíza. 
 
Outro Lado 
 
A assessoria jurídica do vereador Faissal Calil alegou que a decisão da juíza Gleide dos Santos é completamente ilegal e sem embasamento. “O objeto da representação do MPE era quanto ao uso de máquina pública, mas ao final a juíza não condenou o vereador por isso, mas sim pelo envio de e-mails, o que torna a sentença nula”, alegou o advogado Luiz Carlos. 
 
Ainda segundo a assessoria de Faissal um recurso já foi interposto junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões