Cidades

Cuiabá cai no ranking das capitais mais violentas do país

 
A redução ocorreu de forma gradativa, mas com algumas oscilações nos números. Em 2010, por exemplo, houve menos homicídios que em 2011, como aponta o levantamento, embasado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Em todo o estado foi registrada menor diminuição no índice de homicídios, somente 16%. A maioria das vítimas era jovem. Do universo de 100 mil jovens, 69,7 foram vítimas de mortes violentas e outros 29,9 vítimas de homicídio. Essa queda também deixa Mato Grosso em melhor posição no 'Mapa da Violência". Antes, o estado ocupava a 6ª colocação em 2001 e hoje é o 13º da lista, a exemplo de Cuiabá.
 
Dos estados da região Centro Oeste, incluindo o Distrito Federal, Mato Grosso foi o que teve maior redução da criminalidade, enquanto Goiás registrou aumento de 69% em relação a 2011. Em todo o Centro-Oeste, a taxa de homicídios cresceu 16,4%. "A situação da região Centro Oeste é  heterogênea. Goiânia apresentando um elevado crescimento,  Brasília com crescimento mais moderado: 26,2% e quedas relativamente baixas em Campo Grande e Cuiabá".
 
A pesquisa mostra ainda as outras causas de mortalidade no estado e revelou que só 26,8% dos jovens morrem pós causa naturais e uma parcela de 39,3% morre vítima de homicídio. No estado, 31% dos jovens morrem em acidentes de trânsito e 8,8% de suicídio. No caso dos 'não jovens', essas causas caem para 3,5% e 1,1%, respectivamente. A maioria, correspondente a 86,6%, morre por fatores naturais.
 
O sociológo, responsável pelo levantamento, lembrou que em 2004 e 2007 houve queda na mortalidade da juventude devido ao impacto das estratégias de desarmamento adotadas pelo governo na época e de políticas pontuais de enfrentamento da violência em algumas unidades da federação.
 
O levantamento revela ainda leve queda de 5,4% no indíce de mortes de mulheres, num comparativo com dados de 10 anos. Em 2011, 97 mulheres foram vítimas de homicídio. No decorrer da década, foam mortas uma média de 80 e 90 mulheres e, em 2011, esse número foi de 87. Somente no ano de 2006 houve 'exceção', quando houve registro de 71 homicídios.
Apenas uma cidade de Mato Grosso que consta na lista de 100 cidades, com mais de 20 mil habitantes, que possuem as maiores taxas de homicídios na população total. Localizada a 1.160 quilômetros de Cuiabá, Confresa aparece na 45% colocação dessa lista. O município possui 25.684 habitantes e registrou aumento de 77,9% no indíce de homicídios. Em 2009, teve apenas sete mortes e, em 2011, esse número subiu para 20.
 
 
 
 
 
 
Fonte: G1
Foto: Ilustrativa

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.