Para defender o projeto, Marcrean citou como exemplo bem sucedido, as escolas Delmira Monteiro de Figueiredo e Dr: Orlando Nigro, no bairro Pedregal. De acordo com o vereador, depois de vários problemas de furtos e vandalismos, a solução encontrada na época para diminuir estes acontecimentos, foi a derrubada do muro destas escolas, rebaixando e colocando telas, para que facilitasse a visualização.
O resultado deu certo que, o índice de furtos e vandalismos, tiveram uma redução significativa. A padronização ocorrerá nas futuras escolas e creches a serem construídas no município de Cuiabá, podendo o Poder Executivo Municipal utilizá-la nas demais escolas já existentes.
Hoje mais de 90% das escolas do município, aderem ao padrão de muros altos, buscando uma segurança e uma possível degradação ao patrimônio. “Mas vendo pelo lado da segurança atrapalha e muito, porque com muros altos dificulta o trabalho da policia e da vigilância. Por este motivo, quem esta pelo lado de dentro da escola, não visualiza quem esta pelo lado de fora”, afirmou o vereador.
Da Assessoria