O orçamento participativo foi lançado no último mês, pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) e consiste numa ferramenta onde a população poderá decidir sobre os investimentos da Prefeitura.
Para isso, estão sendo realizadas audiências nos bairros, onde os moradores da cidade preenchem um formulário apontando quais as melhorias e serviços, a serem realizados pela administração municipal, eles consideram prioridades.
Até o momento, mais de 500 pessoas já participaram de cinco audiências, de um total de 23 que serão realizadas, sendo que uma delas reunirá representantes das comunidades rurais de Cuiabá.
“Queremos um amplo debate para obter um diagnóstico apurado de cada região, pois a população é que sabe quais são suas principais necessidades. Para isso, outros canais serão usados. Os formulários estarão à disposição na Ouvidoria Geral do Município, bem como no site da Prefeitura”, explicou o secretário de Governo de Cuiabá, Fábio Garcia.
Critérios
Os bairros com menor nível de escolaridade e rendas mais baixas terão prioridade para receber os investimentos do orçamento participativo. Também terão preferência aqueles dotados de menor infraestrutura básica (saneamento básico e asfaltamento precários, por exemplo), além daqueles bairros com maior abrangência populacional.
“A principio faremos um levantamento social considerando esses critérios. Posteriormente, os dados serão encaminhados à Secretaria de Planejamento e em seguida enviado à Câmara de Vereadores para votação e inclusão na Lei orçamentária Anual (LOA) do próximo ano”, explicou o secretário de Governo.
Segundo Fábio Garcia, a expectativa é de que o levantamento social dos bairros seja concluído até agosto. No site da Prefeitura de Cuiabá é possível visualizar os locais e as datas dos próximos encontros.
Camila Ribeiro – Da Redação