Cidades

Fiscais de Tributos aprovam indicativo de greve e paralisam atividades dia 12

 
A categoria alega que a decisão foi motivada em decorrência do Governo do Estado estar burlando o concurso público como forma de acesso aos cargos, estendendo a atribuição de julgamento do processo administrativo tributário, que é exclusiva aos Fiscais de Tributos Estaduais (FTE), aos integrantes da carreira de Agentes de Administração Fazendária (AAF).
 
O presidente do Sintafe, Ricardo Bertolini, alega que função de julgamento dos processos administrativos tributários já vem sendo exercida pelos AAF desde 2008, por força de norma ilegal (Decreto 1747/2008). E contra esse ato ilegal, foi proposta uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), que aguarda julgamento. “Agora o Governo tenta dar um manto de legalidade a essa invasão de competências, ao encaminhar um projeto de lei, que foi aprovado pela AL-MT”, diz Bertolini.
 
A aprovação desta matéria na AL, entretanto, não é suficiente para sanar os vícios da invasão de competências, pois tal Lei contraria a Constituição Federal de 1988, que proíbe a transposição de cargos públicos. O concurso público, neste caso, é burlado da seguinte forma: primeiro aprova-se uma Lei que equipara as atribuições dos cargos de carreiras diferentes para depois promover a unificação dessas carreiras, ou mesmo conceder a equiparação salarial da carreira que inicialmente tinha funções menos complexas. “Dessa forma, os integrantes da carreira menos complexa acessam a um cargo com maior remuneração sem ter passado em concurso público para exercerem-no”, explica Bertolini.
 
Reivindicações 
 
A categoria quer ainda que o governador Silval Barbosa (PMDB) cumpra as decisões judiciais que determinam o pagamento de remuneração salarial dos fiscais de tributos do Estado, que foi reduzida por força de decreto e, depois, da LC 462/2011. A Justiça concedeu liminar determinando o retorno do pagamento da remuneração desde abril de 2012 e, mais recentemente, o Tribunal de Justiça julgou o mérito da ação reafirmando a determinação de retorno do pagamento. No entanto, o Executivo Estadual não cumpriu a decisão judicial.
 
Outra pauta de reivindicação definida em assembleia foi a realização de um novo concurso público para Fiscal de Tributos Estaduais. Uma vez que, se o Estado está precisando de mais servidores para realização das funções que são privativas do cargo de FTE, o caminho para selecionar esses servidores é o concurso público. Dessa forma, seria garantido o direito de igualdade e também a excelência da administração tributária. O caminho escolhido pelo Governo é o da transposição de cargos, ascendendo os AAF para realizar as funções dos FTE, o que é inconstitucional.
 
Além disso, os Fiscais também defendem mais transparência e legalidade na concessão dos benefícios fiscais. Os benefícios fiscais de qualquer natureza devem ser concedidos por lei específica e aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), respeitando assim o que determina a Constituição Federal.
 
Ainda fora definido em pauta, como reivindicação da categoria, a alteração da Lei Geral dos Incentivos Fiscais, no intuito de garantir a participação da sociedade organizada, como representantes dos servidores públicos estaduais e outros segmentos representantes dos trabalhadores, nos conselhos de aprovação e avaliação dos incentivos fiscais. A pauta de reivindicação será entregue ainda hoje para a Secretaria de Estado de Administração, Casa Civil e Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso.
 
 
Da Redação (informações assessoria) 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.