Nacional

Símbolos da Jornada da Juventude chegam neste sábado ao Rio

— Tenho certeza de que a peregrinação dos símbolos da JMJ pela nossa cidade surpreenderá muitas pessoas. O que nós queremos é isso mesmo: contribuir para que todos vivam momentos especiais antes mesmo de começar a jornada (que será realizada do dia 23 a 28 deste mês) — destaca o diretor do Setor Pré-Jornada da JMJ, padre Jefferson Merighetti.

Batedores do Exército farão escolta

Os símbolos passarão por todas as regiões da cidade. Como os objetos pertencem ao Vaticano, toda vez que forem transferidos de um ponto a outro, haverá escolta de batedores do Exército. Esses deslocamentos acontecerão fora dos horários de pico, para evitar congestionamentos. Vias não serão interditadas. No entanto, algumas terão uma faixa bloqueada especialmente para essa movimentação.

Era um desejo do Papa João Paulo II, criador da JMJ, que a Cruz Peregrina fosse levada por jovens para todo o mundo e que nunca ficasse somente num local. Desde 1984, o símbolo passou por países da África, da Ásia, das Américas, da Oceania e da Europa. A partir de 1994, o objeto passou a ser levado para os lugares que sediariam a Jornada Mundial da Juventude.

Já a relação entre o ícone de Nossa Senhora e a jornada é mais recente. Em 2003, João Paulo II forneceu para o evento uma cópia contemporânea do símbolo. Ela foi feita com base no primeiro ícone de Nossa Senhora encontrado na primeira basílica consagrada a ela, em Roma.

O primeiro deslocamento dos objetos começa amanhã, às 7h30m, com uma procissão que sairá da Igreja de São José, em Santa Cruz, e terminará no Batalhão de Engenharia do Exército, no mesmo bairro, onde dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, recepcionará a cruz e o ícone com uma bênção. O próximo destino será a Catedral Metropolitana do Rio, no Centro, onde haverá celebração, a partir das 15h30m, para receber os objetos, que serão levados até o local numa carreata. A previsão é que a cruz e o ícone cheguem às 17h.

— Os símbolos da JMJ já passaram por todos os continentes. Nessa história de peregrinação, muitos momentos comoventes surgem de um verdadeiro encontro com Deus, através da simplicidade dessa sruz e desse ícone doados por João Paulo II — afirma o arcebispo.

Depois, os objetos serão levados para os Arcos da Lapa. Ali, acontecerá o show “No coração da jornada”, às 19h. O evento contará com artistas católicos nacionais e internacionais, como Martin Valverde, padre Omar Rapozo e DJs. A Arquidiocese do Rio espera cerca de 15 mil pessoas.

Fonte: Globo.com

Foto: Reprodução

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus