Política

Pareceres favoráveis à revogação da ‘Lei da Mordaça’ são aprovados

Os vereadores Júlio Pinheiro (PTB), Néviton Fagundes (PTB) e Adevair Cabral (PDT), se abstiveram da votação.

O Projeto pede a revogação da Lei Municipal n° 5.384/2011 que determina que sites e jornais procedam à identificação (com RG e CPF) de todos os leitores comentaristas, antes de publicar seus comentários postados nos rodapés das matérias.

A Lei ainda prevê pagamento de multa e até mesmo a suspensão do alvará de funcionamento dos referidos órgãos de imprensa.

O vereador Júlio Pinheiro pontuou, que na época em que a Lei foi aprovada em nenhum momento foi cerceado o direito do leitor emitir sua opinião. “Na verdade, gostaríamos que as pessoas se identificassem, para evitar comentários infundados, com palavras de baixo calão e feitos de forma covarde”.

O autor do projeto de lei, Onofre Júnior (PSB), por sua vez, alegou que ainda que os leitores realizassem o processo de cadastramento, nada impediria que uma pessoa se passasse por outra. “Entendemos a preocupação, mas não existe um mecanismo correto para fiscalização, as pessoas podem mentir sua identidade”, pontuou o socialista.

“Agora, estamos liberados para votar o projeto na quinta com toda calma e transparência necessária”, completou Onofre.

Camila Ribeiro – Da Redação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões