Nacional

Governo deve anunciar na terça estímulo a residência em hospitais

 
Em pronunciamento na noite de sexta-feira, Dilma fez referência à contrataçāo de médicos estrangeiros, mas, segundo técnicos da Saúde, essa parte do programa ainda nāo estaria inteiramente formatada. A proposta é alvo de restriçōes de entidades de classe e parlamentares da oposiçāo.
 
O governo anunciará o lançamento de edital para hospitais interessados e o investimento de R$ 100 milhōes na ampliaçāo do número de vagas de residência. Haverá prioridade para áreas de forte demanda no sistema público de saúde, como pediatria, oncologia e anestesiologia.
 
Será fixada a meta de zerar, em 2014, o déficit de 4 mil vagas  – sāo cerca de 15 mil os formandos em medicina a cada ano, e 11 mil os postos disponíveis.
 
Esse anúncio será o primeiro porque, à diferença de outras iniciativas, nāo depende de aprovaçāo do Congresso nem de acordo com Estados e municípios. O governo acredita estar atendendo os manifestantes porque se trata de aposta na melhoria de um serviço público, bandeira recorrente nos protestos, e na oferta de oportunidades para jovens.
 
O terceiro braço do "Mais Médicos", o aumento na oferta de vagas nos cursos de medicina, será discutido com governadores em reuniāo que a presidente pretende realizar nesta segunda-feira. Ontem, vários deles receberam telefonemas de convocaçāo do Palácio do Planalto. O objetivo de Dilma é dividir o ônus político da crise e as providências necessárias para enfrentá-la.
 
 
G1
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus