Cidades

Moradores reclamam da sujeira deixada nas praças após trote

 
A lei Nº 9.325 foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso em 17 de março de 2010, proíbe que os trotes sejam realizados dentro e fora das universidades e responsabiliza as instituições de realizar a fiscalização. De acordo com a lei, os alunos que forem pegos participando de trotes devem ser expulsos das universidades. 
 
Segundo a estudante universitária, de 23 anos, que não quis ter o nome divulgado, os trotes acontecem dentro e fora do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) normalmente e a administração do Campus não coíbe as ações. “Eu estou aqui há quatro anos e os trotes sequer diminuíram. Para comprovar não precisa de muito não, é só andar de carro nas primeiras semanas de aulas aqui perto da faculdade e ver o tanto de “pedágios” que são feitos pelas turmas”, disse. 
 
As praças dos bairros que ficam ao redor da universidade sofrem um problema à parte. Os estudantes utilizam o local para realizar as “iniciações dos calouros” e deixam a região completamente suja e, por vezes, depredada. 
 
De acordo com o motorista Domingos Portugal, de 58 anos, e que há 10 anos trabalha no bairro Jardim Petrópolis, todos os anos os estudantes vão até a praça para realizarem a ação. “É sempre assim eles vem, fazem a sujeirada toda e vão embora. É ovo, farinha, jenipapo, tinta e até tripa de peixe. Eles já utilizaram para as brincadeiras com os novatos, uma podridão, e depois quem tem limpar? São turmas de 30 ou 40 alunos que ficam bebendo fazendo baderna, mas, desta vez ainda está relativamente tranquilo, porque como o bairro está sem água vieram poucas turmas”. 
 
A revolta dos moradores já chegou às redes sociais. Em uma postagem na rede social, o vendedor de lanches Jair Augusto acusa a universidade de omissão. “Alô Reitores da UFMT o trote dos calouros é liberado? Se a resposta for sim, porque não fazem dentro da UFMT? (…) eles vem cedo para praças próximas e além de deixar tudo sujo e fedendo a ovo e etc, ainda quebram tudo que a comunidade demora meses pra arrumar!” 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.