Cidades

OSS acusa secretaria de compras de remédios desnecessárias

 
A explicação para o desperdício, descoberto na última semana, é a de que o Estado teria comprado alguns medicamentos em quantidade acima do necessário.
 
A situação, segundo a OSS, teria sido agravada pela “impossibilidade, ou falha, em fazer permutas ou doações daqueles produtos com risco de vencimento, uma vez que a aquisição, o gerenciamento de permutas e trocas dos medicamentos não estão sob a gestão e responsabilidade do Ipas”. A entidade recebe, para gerenciar os pacientes da Farmácia de Alto Custo, R$ 7 milhões por ano.
 
Paralelo a isto, servidores e sindicalistas acusam a SES de ter promovido o sucateamento do setor responsável pelas aquisições. A atribuição para a compra dos medicamentos foi incorporada à pasta em 2011 e, na época, contava com 18 servidores.
 
Em abril deste ano, pelo menos 6 foram exonerados, entre eles o coordenador de assistência farmacêutica responsável pela gestão da farmácia, Edson Henrique Bérgamo.
 
Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sisma/MT), Alzita Ormond esclareceque o coordenador era servidor de cargo comissionado. “Nos causa estranhezao Ipas dizer que a culpa é afalta de planejamento da SES, porque é ele quem gerencia a lista de pacientes”.
 
A sindicalista diz que desde abril, após as exonerações, o sindicato cobra da SES o número de servidores cedidos às OSSs.
 
No caso da aquisição de medicamentos,os 11 servidores eram divididos em 4 equipes, algumas praticamente extintas com as demissões.
 
Nesta terça-feira (28), opromotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes vai ouvir os representantes do Ipas, intimados após a descoberta dos remédios. A direção da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), da SES, presta depoimento na quarta (29).
 
Outro Lado – Por meio da assessoria, a SES informa que as responsabilidades sobre o episódio serão apuradas pela Auditoria Geral do Estado (AGE).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.