Na semana passada relatos da mesma pratica chegaram também a redação do Porto Noticias, oriundas de moradores da comunidade da São João. A informação dava conta de que somente em uma semana 04 animais haviam morrido na comunidade vitimas de possível envenenamento.
Diante das denuncias, a reportagem procurou a delegacia de Policia Civil da cidade, onde uma vitima disse ter confeccionado um Boletim de Ocorrência sobre o caso, para saber as procedências que seriam tomadas pelas autoridades, haja vista que se trata de um crime previsto em lei. Recebido pelo delegado de policia Dr. André Luís Barbosa, o mesmo nos informou que mais pessoas já haviam registrado Boletim de Ocorrência relatando que tiveram animais de estimação mortos por possível envenenamento. Ao todo são cerca de 04 boletins registrados e o delegado prometeu fazer um mapeamento do local da cidade de onde partiram as denuncias de envenenamento dos animais, para futuras providencias. "Quanto mais pessoas registrarem B.O, mais facil fica pra fazermos esse mapeamento, pois assim saberemos onde as pessoas moram e se o autor é da mesma região em que os crimes ocorreram", disse.
Quanto a denuncia de moradores da gleba São João, o delegado disse que efetuará diligencia em data oportuna para averiguar a situação.
Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Se o crime for de envenenamento, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas ou prestação de serviços à comunidade.
Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.
Fonte: Porto Notícias