Cidades

Crianças protestam pela falta de vagas nas escolas de Rondonópolis

A falta de sala de aulas tem gerado conflitos e criado dificuldades para os pais que desejam matricular seus filhos nas escolas municipais, comprometendo a formação educacional das crianças ou impossibilitando os pais de trabalhar por não ter onde deixar os filhos.
 
De acordo com Melissa Jäsche, a mãe de Júlia Jäsche, 4 anos,  uma das crianças que espera por uma vaga, a  filha fica triste em permanecer em casa enquanto as irmãs vão para a escola. Além da preocupação com quem deixar a filha, a mãe afirma que Júlia passa o dia inteiro na ociosidade.
 
O Ministério da Educação espera que até o ano de 2016 todos os municípios cumpram a determinação do Governo Federal e ofereçam vagas para todas as crianças a partir dos 4 anos.
 
A diretora da Escola de Educação Infantil (EMEI) Mateus Vinícios Braz, Rosemeire Lucas Barretos, disse que infelizmente na unidade há uma lista de demanda reprimida, principalmente para as crianças de 5 anos, e que em alguns casos os pais exigem um horário para colocar o filho na escola. Contudo orientou que os responsáveis pelas crianças preencham uma ficha de espera na escola, para uma chamada caso surjam vagas na unidade.
 
Em resposta ao questionamento da demanda reprimida para crianças com idade entre 4 e 5 anos, a Secretaria Municipal de Educação informou que em Rondonópolis foi dado início a construção de nove Centros de Educação Infantil que ofertará mais 1.440 vagas para alunos de creche de 0 a 3 e pré-escola 4 e 5, sendo que pelo projeto do Governo Federal 60% das vagas são para creches e 40% para pré-escolas. No momento são atendidas 4.044 crianças em sete Escolas de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental e 1.832 em 14 Unidades de Educação Infantil que atendem as crianças de 0 a 3 anos.
 
Fonte: Diário News

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.