Do total de 418,6 milhões de celulares vendidos pelos fabricantes no primeiro trimestre de 2013, 216,2 milhões eram smartphones ou 51,6% do total.
"Os usuários de celulares querem computadores em seus bolsos. Os dias em que os celulares eram usados só para fazer ligações e enviar mensagens de textos estão acabando", diz Kevin Restivo, analista senior de pesquisa da IDC, em comunicado. O total de feature phones, celulares com funções mais básicas, chegou a 202,4 milhões de unidades no mesmo período analisado pela IDC.
Samsung mantém liderança
De acordo com a IDC, a Samsung se mantém no primeiro lugar entre as maiores fabricantes de smartphones do mundo. No primeiro trimestre de 2013, a empresa vendeu mais smartphones do que as quatro colocadas seguintes do ranking juntas. A Apple, segunda colocada do ranking, manteve as vendas em alta por conta do iPhone 5. As vendas da empresa foram 6,6% maiores em relação ao mesmo período de 2012.
"Outra tendência da indústria são as empresas chinesas , que estão conquistando seu espaço entre as maiores fabricantes de smartphones", diz Ramon Llamas, gerente de pesquisa, da IDC. Empresas chinesas, como Huawei, ZTE, Coolpad e Lenovo, tem ganhado maior participação com seus produtos que utilizam o sistema operacional Android, do Google.
Segundo a IDC, a Huawei dobrou o número de smartphones vendidos em regiões fora da Ásia no primeiro trimestre de 2013, em relação ao mesmo período de 2012. O crescimento se deve a expansão de sua linha de smartphones avançados Ascend, que inclui o Ascend P2, smartphone com tela de 4,7 polegadas e câmera de 13 megapixels apresentado durante o Mobile World Congress 2013, realizado em fevereiro, em Barcelona (Espanha).
No mesmo caminho, a ZTE expandiu suas vendas de smartphones tanto na Ásia como na América do Norte, segundo a IDC, mas ainda tem presença tímida na Europa e América Latina. A empresa, durante o Mobile World Congress, informou que planeja aumentar sua receita global com a venda de smartphones em 30% ao longo de 2013. No evento, a empresa mostrou o Grand Memo , híbrido de celular e tablet com tela Full HD de 5,7 polegadas e seu primeiro celular com sistema operacional FirefoxOS.
Fonte: IG