Em novembro do ano passado, a entidade já havia dado o alerta, divulgando uma listagem com mais de 200 endereços. Ao todo, já são 275 os comércios eletrônicos identificados com problemas pelo Procon-SP. As principais irregularidades denunciadas pelos consumidores são a falta de entrega do produto comprado e a não obtenção de resposta da empresa para solucionar o problema.
A lista completa dos sites a serem evitados pode ser acessada clicando aqui.
De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil. Isso inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor pelo órgão.
Para Góes, é preocupante a proliferação desses endereços eletrônicos mal-intencionados, que em alguns casos continuam no ar lesando o consumidor.
— Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas o mais importante éque o consumidor consulte essa lista antes de fechar uma compra pela internet — disse o diretor executivo do órgão.
Fonte: O Globo