Internacional

Presidente eleito é investigado por lavagem de dinheiro e contrabando de cigarros

No início da década de 1980, Cartes foi preso no Paraguai por evasão de divisas. Além disso, tem sido investigado nos últimos anos por lavagem de dinheiro e vínculos com o narcotráfico.
 
No Brasil, o novo mandatário paraguaio é acusado pela empresa Souza Cruz de contrabando de cigarros. No processo, a empresa brasileira diz que parte da produção de Cartes entra no país de forma legal, mas outra parcela não paga impostos. Tal iniciativa, de acordo com a Souza Cruz, configura-se "concorrência desleal".
 
Wikileaks
 
Além dos problemas na Justiça, Cartes também foi investigado pelos Estados Unidos, segundo telegramas vazados pelo Wikileaks. Em documento de janeiro de 2010, o empresário é classificado como o mandante de um esquema de lavagem de dinheiro. “É uma organização que acreditamos lavar grandes quantidades de moeda norte-americana, gerada por meios ilegais, principalmente a venda de entorpecentes.”
 
Três anos antes, em 2007, Cartes é citado de passagem em outro documento, no qual é relacionado com 80% do dinheiro lavado no Paraguai. 
 
Fonte: Opera Mundi

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que