Nacional

Ministro dá cinco dias para governo de MT se manifestar em ação movida por SP

 Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), está questionando três decretos estaduais (563, 604 e 719, de 2011) referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e crédito presumido. Os três, assinados pelo governador Silval Barbosa (PMDB), alteraram o regulamento sobre o ICMS. 
 
O governo paulista, que pede medida cautelar, sustenta que “o estado do Mato Grosso concedeu crédito presumido nas saídas interestaduais de carne e miudezas comestíveis de vários gêneros e tipos”. Argumenta que o benefício é inconstitucional, pois foi concedido sem deliberação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e não foi veiculado mediante sanção de lei específica. 
 
“Diante da relevância do tema e da urgência que o caso requer, solicitem-se informações prévias à autoridade requerida (governo mato-grossense), impreterivelmente no prazo de cinco dias, para posterior apreciação do pedido de medida liminar pelo tribunal”, escreveu Toffoli (relator da ação), em despacho publicado nesta sexta-feira (19) no “Diário da Justiça”. O governo paulista quer a suspensão imediata dos dispositivos questionados e, no mérito, a declaração de inconstitucionalidade dos dispositivos. A ação foi protocolada no último dia 1°. Trata-se de mais um episódio na chamada guerra fiscal entre estados.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus