Giovanni afirma que “Neymar seria uma boa contratação para o Barcelona” e analisa que o jogador brasileiro é “compatível e se entenderia” com o atacante argentino Lionel Messi. Estrela do clube catalão, este recebeu a Bola de Ouro da Fifa como o melhor jogador do mundo nas quatro últimas temporadas.
Giovanni fez sucesso no Santos entre 1994 e 1996 e se transferiu na sequência exatamente para o Barcelona, em que permaneceu até 1999. Segundo ele, na Espanha “Neymar terá que se adaptar a um jogo distinto, de toque rápido de bola” enquanto que no Brasil “se joga mais individualmente”.
Giovanni chegou a jogar ao lado de Neymar no Santos, em 2010
Foto: Gazeta Press
O ex-meia, que se aposentou em 2010 após encerrar sua terceira passagem pelo Santos, acrescenta ainda que Neymar “no Brasil já é uma referência cujo jogo agrada às pessoas, porém alguns o criticam por inveja”.
No fim de março, o diário espanhol Sport publicou que Barcelona e Neymar teriam firmado um contrato segundo o qual, se o atacante santista for para qualquer outro clube que não o catalão, a instituição azul e grená deverá receber 80 milhões de euros (cerca de R$ 210 milhões).
Tanto o jogador quanto o Santos negam a existência desse acordo. O pai de Neymar já confirmou ter recebido uma proposta de renovação de contrato por parte do clube brasileiro, que teria a intenção de ampliar o vínculo até 2016. O contrato atual expira em 2014.