Esportes

Mixto, símbolo esportivo da ‘cuiabania’

A história do Mixto Esporte Clube se confunde com a história de Cuiabá no século passado, sendo parte das tradicionais marchas carnavalescas e festas populares. O Mixto se tornou o orgulho dos cuiabanos, levando o nome da cidade por vários cantos do Brasil, até os dias de hoje, fortificando-se como o clube das massas, do sotaque, da culinária, das crenças e do modo de vida do cuiabano.
 
Dia 20 de maio de 1934, na Rua Sete de Setembro, centro de Cuiabá, quase em frente à Igreja Senhor dos Passos, mais especificamente na antiga Livraria Pepe (um casarão construído em estilo colonial e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é fundado o Mixto Sport Club (assim era a grafia original do nome do clube).
 
Reunidos no casarão de estilo colonial, Ranulfo Paes de Barros, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (Maninho) e Zulmira Dandrade Canavarros decidiram fundar um clube esportivo, mas estavam determinados na construção de um clube diferente: um clube que reunisse homens e mulheres para o entretenimento cultural e esportivo, algo incomum para a época, na qual os clubes esportivos eram majoritariamente para homens.
 
Dois outros clubes influenciaram na criação do Mixto E.C.: o Clube Esportivo Feminino (dedicado a discussões e saraus sobre a literatura mato-grossense, brasileira e europeia) e o Clube Esporte Pelote (liderado por Nali Hugueney e também por Zulmira Canavarros).
 
O Pelote era um time de vôlei feminino que funcionava numa quadra de esportes no bairro da Boa Morte, próximo à antiga sede do Mixto, entre as ruas Cândido Mariano e Campo Grande. Ao final dos jogos de vôlei, eram realizados no mesmo local bailes tradicionais, que continuaram como tradição na vida do clube alvinegro.
 
Já o Clube Esportivo Feminino foi fundado em 1928 pela professora Zulmira Canavarros que, liderando um grupo de moças cuiabanas, criou um clube para recreação, esporte e cultura. Após a fundação do Mixto, ambos se separaram em suas trajetórias, se tornando o Mixto um clube centrado no lazer esportivo e o Clube Feminino no lazer cultural. O Clube Feminino tem sua sede na Rua Barão de Melgaço, esquina com a Rua Campo Grande, próximo à antiga sede do Mixto, num casarão tombado pelo Patrimônio Histórico de MT.
 
Nas origens do Mixto, uma mescla de culturas, tradicões regionais e esportes praticados por homens e mulheres. Assim começa o legado do Mais Querido.
 
Decididos pela criação do novo clube, Zulmira, Ranulfo de Barros e companhia debruçaram-se a escolher um nome e as cores para o clube. Várias opções de nomes surgiram, mas o consenso era o nome MIXTO. Essa palavra tem o significado de mistura de coisas diferentes ou opostas. O nome representava perfeitamente a ideologia do novo clube, um clube formado sem preconceitos, por mulheres e homens.
 
Sede – O patrimônio Mixtense era a prioridade dos fundadores e de seus primeiros associados, que crescia rapidamente. Logo os associados do Mixto Sport Club levantaram os recursos e o investiram na construção de uma sede física e de espaços recreativos e esportivos, hoje tombada como patrimônio cultural.
 
 
Fonte: Mixto Esporte Clube
Fotos: Reprodução

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos