Nacional

IRPF: 5 milhões podem fazer declaração por celular ou tablet

Segundo José Carlos Fonseca, especialista em tecnologia da Receita, a primeira versão do aplicativo tem algumas limitações. A estimativa da Receita é que apenas 5 milhões de contribuintes estejam aptos a acertar as contas com o Fisco por meio de smartphones e tablets, enquanto o total deve ser de 26 milhões de declarações em 2013.
 
Estão impedidos de declarar o IRPF aqueles contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física ou que tiveram ganhos com ações, por exemplo. Também não é possível importar dados da declaração do ano anterior, nem imprimir o comprovante de entrega.
 
Pelo celular ou tablet, o contribuinte vai preencher apenas os campos referentes à identificação, dependentes, rendimentos, pagamentos e bens e direitos. Alguns terão preenchimento automático – quando o contribuinte incluir o CPF, por exemplo, o nome aparecerá automaticamente. Para transmitir a declaração, não será necessário instalar outro programa, como atualmente acontece com quem presta contas pelo computador.
 
A expectativa da Receita é aumentar as funcionalidades do aplicativo Pessoa Física. Até então, o contribuinte podia apenas calcular o imposto devido, mas sem entregar a declaração ao Fisco. Também é possível consultar e imprimir o DARF (documento de arrecadação das receitas federais) pelo celular ou tablet, desde que o aparelho seja previamente cadastrado no e-CAC, o centro virtual de atendimento da Receita.
 
O m-IRPF está disponível para download em aparelhos com sistema operacional Android e iOS. O aplicativo Pessoa Física pode ser baixado ou atualizado pela Apple Store e pelo Google Play.
 
Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus