A revisão do eleitorado é necessária nas cidades onde o número de eleitores se aproxima muito do total de pessoas residentes na cidade, o que em tese, pode caracterizar alguma distorção no Cadastro de Eleitores. Este, por exemplo, é o caso de Rondonópolis, que começa a passar pela revisão do eleitorado com biometria nesta terça-feira, 2 de abril.
A mesma situação é registrada nos municípios de Serra Nova Dourada, Luciara, Araguaiana, Cocalinho, Indiavaí, Planalto da Serra, Campos de Júlio, Rosário Oeste, Nobres, Poconé, Pontes e Lacerda e Lucas do Rio Verde, que este ano também passarão por um procedimento de revisão do cadastro de eleitores concomitante com o cadastramento de informações biométricas dos cidadãos que tem direito ao voto.
Nos municípios citados o número de eleitores ultrapassou os 70% da população, chegando a 107,47%, por exemplo, no município de Serra Nova Dourada. O município registra, de acordo com o Censo de 2010, uma população de 1.365 habitantes, todavia o eleitorado é de 1.467. Em Lucas do Rio do Verde o índice é de 70,09% e Rondonópolis 70,90%.
Para Ailton Lopes, Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, nem sempre esses números refletem algum tipo de fraude. Em alguns casos, são ex-moradores que preferem manter a cidade como domicílio eleitoral em virtude de vínculos familiares ou patrimoniais.
Em Rondonópolis os trabalhos terão início no dia 2 de abril. Todos os eleitores devem comparecer, sob pena de ter o título eleitoral cancelado.
O atendimento se dará em dois locais: no centro da Cidade, na avenida Fernando Correa, onde estão instalados os cartórios da 10ª e 45ª zonas eleitorais; e na Vila Operaria, na avenida Filinto Muller. Em ambos, o horário de funcionamento será das 8 horas às 17 horas.
Os eleitores devem comparecer com um documento de identificação com foto e um comprovante que ateste a relação com o município onde pretende votar.
Fonte: Assessoria
Foto: Ilustrativa